Universidade Intercultural Dos Povos: Cooperação Para Futuros Socio-Ecológicos Saudáveis E Sustentáveis

Fátima Alves
HC
Hermano Castro
14 março, 2025≈ 3 mins de leitura

No Simpósio sobre Desenvolvimento Sustentável nos Países de Língua Portuguesa, Fátima Alves apresentou a pesquisa intitulada “Universidade Intercultural dos Povos: Cooperação para Futuros Sócio-Ecológicos Saudáveis e Sustentáveis”, em coautoria com Hermano Castro. A apresentação abordou a promoção de interconexões culturais e a importância da integração das tradições e saberes dos vários povos que habitam os territórios lusófonos, enfatizando a construção de pontes entre os saberes e poderes plurais presentes nestes contextos.
Fátima Alves destacou a importância de uma abordagem participativa, em que as comunidades tradicionais e os povos indígenas são agentes e protagonistas das mudanças necessárias para a construção de futuros socioecológicos saudáveis e sustentáveis. A pesquisa destacou como o reconhecimento e o empoderamento desses povos podem contribuir para a redução das desigualdades em saúde e no ambiente, bem como para a preservação de conhecimentos que reforçam uma relação sustentável com a natureza.
A sessão também discutiu a forma como este esforço de cocriação com as comunidades locais visa criar uma Universidade Intercultural dos Povos, baseada na democracia, na solidariedade e na preservação das culturas locais. O objetivo é promover a saúde, o bem-estar emancipatório e uma relação sustentável com as múltiplas naturezas nos territórios de resistência. Fátima Alves destacou, ainda, que este trabalho visa empoderar os povos indígenas e tradicionais, enfrentar as desigualdades em saúde e adaptação socioecológica e criar uma agenda participativa para o desenvolvimento sustentável. Esta iniciativa contribui para a preservação da diversidade cultural e promove um futuro mais equitativo e resiliente para todos.
A apresentação gerou um debate estimulante, em que os participantes discutiram formas de aplicar estas estratégias em diferentes contextos locais. Este debate reforçou a importância da cooperação entre os países de língua portuguesa para promover soluções coletivas e sustentáveis.

Alves, F., & Castro, H. (2025, março 14). Universidade Intercultural Dos Povos: Cooperação Para Futuros Socio-Ecológicos Saudáveis E Sustentáveis [Speaker: Alves, F. / Oral Presentation / Powerpoint]. Simpósio sobre Desenvolvimento Sustentável nos Países de Língua, Universidade de Coimbra.