Reencaminhamento dos resíduos alimentares para adaptação às alterações climáticas: Os caminhos da investigação

Anne Nogueira
Fátima Alves
PV
Paula Vaz-Fernandes
02 junho, 2023≈ 2 mins de leitura

Num contexto de alterações climáticas em que, por um lado, se perdem ou desperdiçam grandes quantidades de alimentos e, por outro, os refugiados climáticos são vítimas de insegurança alimentar, tem havido um interesse crescente no desperdício alimentar e na investigação sobre a redução da perda de alimentos. A fim de identificar as tendências e lacunas da investigação nesta área, realizámos uma revisão sistemática neste domínio, adotando uma metodologia baseada na utilização de palavras-chave selecionadas e em limites temporais de 2008 a 2021. Os resultados extraídos foram divididos em duas categorias: matéria-prima e segurança alimentar. Os resultados são discutidos sob as seguintes perspetivas: distribuição geográfica da instituição do autor, categorias de assunto e palavras-chave do autor.
Com base nos tópicos de investigação encontrados e nas sugestões dos investigadores, foram identificadas as tendências atuais e previsíveis na gestão dos resíduos alimentares, no que diz respeito aos resíduos alimentares como matéria-prima e à segurança alimentar. Verifica-se que os domínios de interesse da investigação em matéria de Perdas e Resíduos Alimentares (PDA) têm sido:

  • (1) os resíduos alimentares como fonte de matérias-primas para a produção de biocombustíveis e biomateriais;
  • e (2) a reciclagem de resíduos alimentares para consumo humano como solução para a insegurança alimentar.

Nogueira, A., Alves, F., & Vaz-Fernandes, P. (2023). Rerouting Food Waste for Climate Change Adaptation: The Paths of Research. Em W. Leal Filho, M. Kovaleva, F. Alves, & I. R. Abubakar (Eds.), Climate Change Strategies: Handling the Challenges of Adapting to a Changing Climate (pp. 37–56). Springer Nature Switzerland. https://doi.org/10.1007/978-3-031-28728-2_3