RESIGNIFY no Observador

17 dezembro, 2025≈ 2 mins de leitura

Universidade de Coimbra com projeto onde a natureza é vista como agente ativo dos ecossistemas urbanos

Este projeto inovador, coordenado pelo GI Sociedades e Sustentabilidade Ambiental do Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet, do Laboratório Associado TERRA da Universidade de Coimbra e da sua Extensão na Universidade Aberta de Portugal tem merecido grande destaque na comunicação social, refletindo a sua relevância para novas abordagens à sustentabilidade urbana.

A iniciativa propõe uma mudança de paradigma ao reconhecer a natureza como agente ativo nos ecossistemas urbanos, valorizando a ciência, a participação das comunidades e a ligação emocional e simbólica aos espaços naturais nas cidades.

Para além da equipa do CFE, coordenada por Fátima Alves e composta por Rosário Rosa, Diogo Guedes Vidal, Vanda Viegas, Ana Mendonça, Jorge Moreira e Miguel Ferreira, integram ainda o projeto a equipa do LEaD da Universidade Aberta de Portugal, com Luísa Aires e Marta Abelha, Paulo Castro Seixas e Luís Baptista da Universidade de Lisboa, e Sara Sucena da Universidade Fernando Pessoa.

É com enorme satisfação que vemos este trabalho reconhecido e amplamente divulgado, contribuindo para um debate cada vez mais necessário sobre cidades mais verdes, inclusivas e resilientes.

Saiba mais na notícia do Observador.

Partilhe