- Conceitos Académicos | Glossário
- Apoios ao/à Estudante
- Como fazer um requerimento/pedido
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- Autenticação de Documentos Académicos
- Como se organiza a UC
- Direitos e Deveres do/a Estudante
Nesta página encontra resposta às perguntas relativas aos direitos e deveres dos/as Estudantes da Universidade de Coimbra.
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As regras de funcionamento dos cursos e ciclos de estudo estão definidas nos regulamentos da UC, de acordo com a legislação. A informação agregada e organizada por assunto, encontra-se no site www.uc.pt/sga-academicos. |
O Estudante UC tem um conjunto de direitos e deveres definidos nos regulamentos da Universidade
Para iniciar pode ler o Regulamento Disciplinar dos Estudantes da UC, que incluiu a Carta de Princípios do Estudante da UC
Se é Estudante de licenciatura, mestrado, doutoramento:
- Regulamento Académico da UC (RAUC)
Ao Estudante Internacional destes ciclos de estudo, aplica-se ainda:
- Regulamento do Concurso Especial de Acesso e Ingresso do Estudante Internacional a Ciclos de Estudo de Licenciatura e Integrados de Mestrado na UC.
- Regulamento de Bolsas de Mérito para Estudantes Internacionais da UC
Se é Estudante de um curso não conferente de grau:
- Regulamento de Criação e Funcionamento de Cursos não Conferentes de Grau na UC
►Toda a informação em Regulamentos e Prazos Académicos »
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O atendimento académico da UC é realizado pelo Serviço de Gestão Académica, e trata de todas as questões do percurso de um Estudante, da candidatura à emissão do diploma. |
A UC disponibiliza aos/às seus/suas Estudantes, através do Serviço de Gestão Académica, diversos canais de comunicação relacionados com os atos académicos a realizar durante o seu percurso, sendo o horário e períodos de funcionamento do Atendimento Presencial e Telefónico comunicados no início de cada ano em Atendimento Académico UC.
O Atendimento Telefónico disponibiliza diariamente a linha telefónica 239 247 195, com orientações de voz disponíveis permanentemente.
Todo o Atendimento por email é realizado através do formulário Web www.uc.pt/sga-academicos/email.
- As dúvidas, problemas e pedidos relacionados com candidaturas, matricula e inscrição, propina, exames especiais e extraordinários, estatutos e situações especiais, certidões e diplomas, entrega de tese (doutoramento), são dirigidas ao Serviço de Gestão Académica.
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Por email e notificação no InforEstudante. Após a matrícula é criada uma conta de email que constitui o endereço oficial de cada Estudante na UC. Pode reencaminhar para outro email, com alguns cuidados. |
E-mail institucional e canal oficial para as comunicações da UC
Logo após a matrícula no Inforestud@nte é criada uma conta de correio eletrónico associada ao domínio @student.uc.pt. Essa conta é o endereço oficial de cada Estudante para os contactos da Universidade e serve como credencial de acesso a um vasto conjunto de serviços informáticos disponibilizados à comunidade universitária.
TOMA NOTA:
» É possível reencaminhar para um endereço que um Estudante já utilize, mas alertamos que em alguns desses serviços as mensagens da UC podem ser consideradas como spam.
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Até julho/agosto, antes do início do ano letivo, são divulgados os prazos e datas que um/a Estudante deve cumprir. O calendário escolar é divulgado até março para o ano letivo que se inicia em setembro. |
O ano letivo funciona tipicamente de 1 de setembro de um ano a 31 de agosto do ano letivo seguinte:
- 2025/2026 inicia-se em 01-09-2025 e termina em 31-08-2026
O calendário com os períodos de aulas e avaliações para o ano letivo seguinte são definidos por despacho reitoral antes do início do ano letivo, divulgado em:
Para o o ano letivo de 2025/2026, os períodos letivos e de avaliação foram aprovados pelo Despacho Reitoral Nº 89/2025, de 25 de fevereiro.
