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Perguntas Frequentes - FAQ

Por favor clique sobre a pergunta para ser reencaminhado para a resposta, obrigado.

1 - Como posso efetuar um pedido de aquisição de bens e serviços?
2. Como posso obter apoio específico na obtenção de informação sobre uma situação relacionada com a conta corrente de um fornecedor?
3. Como posso efetuar um pedido de transporte de pessoas e/ou bens?
4. Foi-me pedida a confirmação de fatura via sistema de informação Lugus, como devo proceder?
5. Recebi uma fatura na Unidade Orgânica ou Serviço onde trabalho, o que lhe devo fazer?
6. O bem móvel deixou de ter utilidade como devo fazer para comunicar à Unidade de Património (UP) para, eventualmente, desencadear o procedimento de abate?
7. É necessário proceder à alteração da localização de um bem móvel como devo proceder para o registo no cadastro e inventário seja actualizado?
8. Um bem foi furtado como devo proceder?
9. Foi doado ou oferecido um bem à UC, como devo efectuar a comunicação para que o mesmo seja integrado no património da UC?
10. Identifiquei aspetos relevantes da execução de serviços ou entrega de bens e que são justificação suficiente de reclamação. Como devo proceder?
11. Quais os encargos que tenho de suportar quando solicito os serviços de viatura de transporte e/ou motorista?
12. Necessito de me deslocar em missão, como devo proceder?
13. Como posso obter a atribuição, para uso profissional, de serviços de Internet móvel e/ou de telemóvel e comunicações móveis?
14. Como devo solicitar o acesso a um documento que está sob a custódia da Unidade de Arquivo?
15. Qual é o prazo que posso esperar para a satisfação de um pedido de compra?
16. Informação sobre o calendário anual para a realização de despesas - Ano Económico de 2025?

1. Como posso efetuar um pedido de aquisição de bens e serviços?

A aquisição de bens e serviços é iniciada pela manifestação da necessidade de recursos através de um pedido de compra efetuado por um docente, investigador ou outro colaborador da UC, adiante designados por “Requerente”, utilizando, para o efeito, o formulário electrónico “Compras” disponível no sistema de informação Lugus e acessível no sítio https://lugus.uc.pt/. Este formulário exige, sempre, que se indique o orçamento que suporta a despesa e permite anexar ficheiros para o caso de já possuir informação mais específica relativa aos bens, serviços ou obras a adquirir.

Sempre que identifica a necessidade de efetuar uma compra tem de  efetuar um pedido de compra, obter a adequada instrução do procedimento, o compromisso orçamental válido e a emissão da nota de encomenda a enviar ao fornecedor ou prestador para obter uma proposta ou orçamento. O Gestor de Compras (GC) irá ajudá-lo a concretizar a compra.

Para qualquer contacto e esclarecimento deve indicar o número do pedido de compra que lhe foi atribuído.

Após ter sido submetido o pedido de compra efetuado é remetido para confirmação pelo “Responsável pela Gestão de Orçamento” que suporta a despesa em causa, o qual é identificado através do sistema de informação que estabelece a relação orçamento e responsável pela gestão de orçamento. Quando o pedido é efetuado por um Requerente que é ele próprio “Responsável pela Gestão de Orçamento” que suporta a despesa, o sistema prescindirá da fase de confirmação. Assim o pedido será imediatamente remetido para a Divisão de Compras e Aprovisionamento (DCA).

O “Responsável pela Gestão de Orçamento” acede à notificação de pedidos para confirmação, podendo tomar as seguintes ações:

a) Confirmar o pedido, inserindo observação e/ou anexando ficheiros, sendo este posteriormente encaminhado para a DCA;

b) Recusar o pedido, notificando o Requerente sobre a causa da recusa e encerrando o pedido;

c) Pedir parecer (facultativo) a um utilizador interno por si indicado, podendo seguidamente emitir outro(s) pedido(s) de parecer(es), até considerar que os mesmos são satisfatórios para apoiar a confirmação em causa.

d) Pedir reformulação, remetendo o pedido ao requerente, para que seja alterado.

Após a confirmação a DCA recebe o pedido de compra e o Gestor de Compras (GC) procede ao seu tratamento inicial, podendo promover pedidos de esclarecimento ao “Requerente”, através de pedido de reformulação, ou promover uma aprovação prévia, através de “pedido de aprovação”.

No preenchimento do formulário pedido de compra recomenda-se o seguinte:

a) Facultar a informação suficiente, para que se compreenda o objeto da compra, a atividade utilizadora e o orçamento que suporta a despesa: o quê?; como?; onde?; quem? quando? quanto?

b) Consultar o mapa de orçamento de gestão ou de orgânica, disponível no sistema de informação Lugus, no menu “Orçamentos”, e identificar se existe saldo orçamental para prosseguir com o procedimento de compra. Se não existir, deve falar, previamente a submeter o pedido de compra, com o “responsável pela gestão de orçamento” e encontrar outra solução para a compra;

c) Fundamentar a aquisição que se pretende efetuar, com particular importância para os projetos e atividades cofinanciados que devem evidenciar em que medida a aquisição contribui para os objetivos a prosseguir. A fundamentação traduz-se na inscrição no campo “fundamentação” do formulário das razões da compra: para quê? e porquê?

d) Se se tratar de pedido de compra relacionado com bem de imobilizado existente, deve informar sobre o número de inventário aplicado no bem.

Se o pedido de compra envolver especificações técnicas mais detalhadas o Gestor de Compras (GC) irá contactá-lo.

Poderá descarregar aqui a apresentação de como inserir um pedido de compra (Automatizado)

Poderá descarregar aqui a apresentação de como inserir um pedido de contrato (Automatizado)


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2. Como posso obter apoio específico na obtenção de informação sobre uma situação relacionada com a conta corrente de um fornecedor?

A gestão da relação de compra e venda, entre a Universidade de Coimbra (UC) e o Fornecedor, consiste no atendimento a oferecer pela UC ao fornecedor, numa lógica de que o fornecedor merece todo o respeito da UC, de forma a que seja um atendimento integrado, desenvolvido por colaboradores de referência, que permita registar as questões formuladas pelo fornecedor, indagar sobre elas e propor respostas que resolvam as situações apresentadas.

Está constituída uma equipa de atendimento ao fornecedor com a qual pode contactar.

Quanto ao funcionamento:

  • é uma área de atividade de primeira linha para o fornecedor com diferenças relacionados com a situação da sua conta corrente perante a UC;
  • a equipa é constituída por colaboradores em regime presencial e de rotatividade, e é assegurado a continuidade de tratamento dos assuntos;
  • a equipa permanece instalada no Serviço de Gestão Financeira da Administração da UC, sita no Edifício Faculdade de Medicina (R/Ch. Esq.), na Rua Larga, 3004-504 Coimbra
  • o atendimento telefónico funciona às 3ªs e 5ªs das 9:00 às 12:00 horas.

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3. Como posso efetuar um pedido de transporte de pessoas e/ou bens?

Podem ser identificados dois tipos de necessidades de transporte: (i) transporte sob marcação; (ii) transporte ocasional.

O pedido de transporte na modalidade “sob marcação” é efetuado através da criação de um pedido genérico Lugus que deve ser submetido até às 17 horas de 4ª feira da semana anterior à semana de saída, revelando a seguinte informação:

Nome do Responsável: a pessoa que vai confirmar o pedido de transporte, tipicamente o responsável pela gestão de orçamento ou o superior hierárquico direto.

Tipo de assunto: [Transportes]

Breve Descrição do Assunto: Transporte, <<origem>>, <<destino>>, <<origem>>, <<data do transporte>>, <<nome do passageiro principal>>.

Descrição da Necessidade: indicar a rota prevista em ambos os sentidos, a distância a percorrer, o nº de passageiros, o(s) pontos de partida, a data e horários previstos para o serviço, bem como os dados de contacto do(s) passageiro(s).

Fundamentação: descrever o âmbito da viagem e o objetivo.

Observações: indicar se pretende transporte com ou sem motorista, neste último caso deve indicar o nome do condutor e se tem, ou não, autorização para a condução de viaturas. Indicar, ainda, o nº da carta de condução e a data de validade.

Data esperada: a data do transporte.

Anexos: dados adicionais.

Perante o pedido genérico Lugus o Responsável (docente, investigador, outro requerente ou responsável do serviço ou unidade), toma uma das seguintes ações:

a) Confirmar. Confirma a necessidade de transporte e que eventuais despesas sejam suportadas por orçamento de que é responsável.

b) Recusar a confirmação indicando o motivo, esta ação encerrará o pedido.

c) Pedir para reformular, nomeadamente para obter informação adicional.

d) Pedir parecer, nomeadamente para obter uma segunda opinião.

O pedido de transporte ocasional pode ser efetuado por meio telefónico (239 242 849 ou 239 242 750 ou extensão interna 243 809 ou 243 750, respetivamente), sendo o pedido, se aplicável, reduzido a escrito através da criação de um pedido Lugus e, se possível, executado de imediato ou agendado no âmbito de plano de transportes ocasionais.

Veja também a FAQ 13. Quais os encargos que tenho de suportar quando solicito os serviços de viatura de transporte e/ou motorista?

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4. Foi-me pedida a confirmação de fatura via sistema de informação Lugus, como devo proceder?

A DCA efetua um pedido de receção e conferência de faturas, via Lugus, para obter a confirmação da receção dos bens e/ou serviços em boas condições.

O utilizador terá à sua disposição as seguintes opções:

- Recebi os bens/serviços em boas condições

- Não recebi os bens/serviços em boas condições

- Pedir parecer

A data esperada para confirmação é de 7 dias seguidos

Se a fatura respeitar a bens de imobilizado será solicitada a seguinte informação:

Designação do bem (elementos essenciais à boa identificação do bem);

Localização física (edifício; piso; sala);

Responsável (nome do serviço; Docente ou Investigador a que ficará afecto; Sublocal, unidade/ projeto/ grupo de trabalho);

Finalidade a que se destina o bem.

A conferência da fatura, indicando se recebeu os bens e/ou serviços em boas condições, é condição para proceder ao pagamento e/ou concluir o processo.

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5. Recebi uma fatura na Unidade Orgânica ou Serviço onde trabalho, o que lhe devo fazer?

A fatura deve ser devidamente confirmada com a seguinte informação:

a) Menção ao fato dos bens estarem de acordo com o solicitado ou os serviços correctamente prestados;

b) Se a fatura disser respeito a bens de imobilizado deverá indicar o seguinte:

  • Designação do bem (elementos essenciais à boa identificação do bem);
  • Localização física (edifício; piso; sala);
  • Responsável (nome do serviço; Docente ou Investigador a que ficará afecto; Sublocal, unidade/ projeto/ grupo de trabalho);
  • Finalidade a que se destina o bem;

c) Assinatura do Responsável (pessoa que vai confirmar a fatura) perfeitamente legível;

d) Data da confirmação.

Após a confirmação da fatura, a mesma deve ser enviada, com a maior brevidade possível, via correio interno, para o Serviço de Gestão Financeira (SGF), DCA:

Universidade de Coimbra
Administração • Serviço de Gestão Financeira
Rua Larga • Edifício FMUC (R/Ch. Esq.) • 3004-504 COIMBRA • PORTUGAL
Tel.: +351 239 242 750 | Extensão: 243 750

Se tal não acontecer a DCA ao identificar a situação ou tempo de mora excessivo no envio irá dirigir-lhe uma comunicação a relembrar a morada adequada para envio de faturação e a solicitar a sua melhor colaboração em situações futuras, para seja possível cumprir a obrigação assumida com o fornecedor.

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6. O bem móvel deixou de ter utilidade como devo fazer para desencadear o procedimento de abate?

A comunicação será efetuada através de pedido genérico Lugus, da seguinte forma:

Nome do Responsável: o responsável pela direção da Unidade Orgânica.

Tipo de assunto: [GF | Contabilidade Financeira – Gestão de Ativos].

Breve Descrição do Assunto: Abate de bem móvel.

Descrição da Necessidade: descrição pormenorizada do bem que pretende abater, incluindo o número de inventário e estado de conservação.

Fundamentação: indicação da atividade a que o bem está afeto e/ou identificação do utilizador responsável.

Observações: localização física do bem.

Data esperada: data esperada para o abate do bem.

Anexos: dados adicionais.

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7. Como devo proceder à alteração de localização de um bem móvel para que o registo no cadastro e inventário seja atualizado?

Se existir a necessidade de alteração da localização do bem, deve ser efetuada a respetiva comunicação, através de pedido genérico Lugus, da seguinte forma:

Nome do Responsável: o próprio que efetua o pedido.

Tipo de assunto: [GF | Contabilidade Financeira – Gestão de Ativos].

Breve Descrição do Assunto: alteração de localização do bem.

Descrição da Necessidade: descrição pormenorizada do bem e número de inventário. 

Fundamentação: descrição do contexto em que é efetuada a alteração de localização.

Observações: localização física futura do bem, indicação da atividade a que será afeto e/ou identificação do utilizador responsável.

Data esperada: data esperada para a alteração.

Anexos: dados adicionais.

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8. Um bem foi furtado como devo proceder?

Deve ser emitido um auto de ocorrência por parte do utilizador do bem, que consiste na submissão de um pedido genérico Lugus, da seguinte forma

Nome do Responsável: o responsável pela direção da Unidade Orgânica.

Tipo de assunto: [GF | Contabilidade Financeira – Gestão de Ativos].

Breve Descrição do Assunto: Furto ou roubo de bem móvel

Descrição da Necessidade: descrição pormenorizada do bem furtado ou roubado.

Fundamentação: descrição das circunstâncias em que se deu o furto ou roubo e dos factos, suspeitas e expectativa de recuperação do bem.

Observações: indicar o local onde se deu o furto ou roubo e que diligências foram tomadas até ao momento.

Data esperada: data esperada para obter resposta de encerramento do pedido;

Anexos: dados adicionais (onde deve ser incluído o auto de ocorrência lavrado pelas entidades policiais).

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9. Foi doado ou oferecido um bem à UC, como devo efetuar a comunicação para que o mesmo seja integrado no património da UC?

Se existirem doações ou ofertas efetuadas por terceiros à UC, deverão ser comunicadas através de pedido genérico Lugus, da seguinte forma:

Nome do Responsável: o responsável pela direção da Unidade Orgânica.

Tipo de assunto: [GF | Contabilidade Financeira – Gestão de Ativos].

Breve Descrição do Assunto: Doação ou oferta de bens à UC

Descrição da Necessidade: descrição pormenorizada do bem doado ou oferecido.

Fundamentação: descrição do contexto em que é efetuada a doação ou oferta e identificação da entidade benemérita;

Observações: localização e eventual indicação do valor a atribuir ao bem, se for possível apurar.

Data esperada: data esperada para obter resposta de encerramento do pedido;

Anexos: dados adicionais (onde deve ser incluído um documento elaborado pela entidade benemérita e que exiba a clara intenção de doar ou oferecer).

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10. Identifiquei aspetos relevantes da execução de serviços ou entrega de bens e que são justificação suficiente de reclamação. Como devo proceder?

No âmbito do progresso da execução do contrato poderão ser recebidas reclamações com origem interna e/ou diferendos entre a UC e o fornecedor quanto à execução do contrato.

As reclamações devem ser documentadas, processadas, acompanhadas e geridas durante todo o ciclo de vida do contrato, de acordo com os termos do contrato.

As reclamações devem ser enviadas para o canal de entrada de sugestões/ reclamações da UC, disponível na página Web da UC ou e-mail melhoria@uc.pt, que constitui o sistema SIM@UC – Sistema Integrado de Melhorias da Universidade de Coimbra.

A cada reclamação é dada uma resposta.

Caso a reclamação não seja dirimida por acordo entre as partes torna-se necessário acionar as cláusulas de arbitragem e foro, antes ou depois do encerramento do contrato.

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11. Quais os encargos que tenho de suportar quando solicito os serviços de viatura de transporte e/ou motorista?

O serviço de viatura de transporte e/ou motorista é suportado pelo utilizador final, através de orçamento de que é responsável.

A tabela de encargos a debitar é a seguinte:

  • Viatura de transporte e motorista, Coimbra, Dias úteis, Horário Normal = 0€;
  • Viatura de transporte e motorista, Dias úteis, Horário Extra = 5€/hora;
  • Viatura de transporte e motorista, Coimbra, Dias não-úteis = 14€/hora;
  • Viatura de transporte e motorista, Lisboa, Dias úteis, Horário Normal = 175€;
  • Viatura de transporte e motorista, Porto, Dias úteis, Horário Normal = 102€;
  • Viatura de transporte e motorista, Figueira-da-Foz, Dias úteis, Horário Normal = 80€;
  • Viatura de transporte e motorista, Lisboa, Dias não-úteis = 217€;
  • Viatura de transporte e motorista, Porto, Dias não-úteis = 130€;
  • Viatura de transporte e motorista, Figueira-da-Foz, Dias não-úteis = 122€;
  • Viatura de transporte e motorista, Outros Destinos, Dias úteis = 0,55€/km;
  • Viatura de transporte e motorista, Outros Destinos, Dias não-úteis = 0,76€/km;
  • Cedência de viatura de transporte = 0,21/km
  • Cedência de viatura - se portagens = 0,07/km
  • Cedência de motorista, Dias úteis, Horário Normal = 7€/hora;
  • Cedência de motorista, Dias úteis, Horário Extra = 11€/hora;
  • Cedência de motorista, Dias não-úteis = 14€/hora.

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12. Necessito de me deslocar em missão, como devo proceder? 

Para obter autorização para a deslocação deve efetuar um pedido de deslocação em serviço (DS) - para pessoa que tem vínculo à UC - ou Abono de Bolsas Diversas (ABD) - para pessoa sem vinculo à UC. A necessidade de obter autorização da missão está relacionada com a segurança da pessoa que se desloca, porque se existir algum incidente ou acidente, a UC poderá responsabilizar-se.

Não poderão existir procedimentos de aquisição de bens ou serviços relacionados com missões que não tenham um pedido de DS ou ABD relacionado.

Se necessitar de viagem, alojamento, inscrição em congresso, ou similar, pode ser escolhido o correspondente item de despesa, selecionando a opção “a adquirir pela UC”. Deste modo, aquando da confirmação do pedido de DS ou ABD, será gerado automaticamente um pedido de compra para tratamento pela Divisão de Compras e Aprovisionamento (DCA). 

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Poderá descarregar aqui o manual de submissão de Pedido de ABD automatizado


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13. Como posso obter a atribuição, para uso profissional, de serviços de Internet móvel e/ou de telemóvel e comunicações móveis?

Princípios gerais:

  1. Toda e qualquer atribuição de utilização de serviços que implique a realização de despesa tem de ser confirmada pelo responsável pela gestão do orçamento que a suporta;
  2. Toda e qualquer despesa com a atribuição de utilização de serviços, mesmo que seja no âmbito de contrato celebrado com uma entidade, tem de ter cabimento no orçamento que será o utilizador final;
  3. Existindo uma necessidade crítica a satisfazer de forma imediata, os dois princípios anteriores devem ser cumpridos logo que da situação se tome conhecimento;
  4. As faturas que se refiram a despesa não-cabimentada previamente não serão assumidas pela Universidade de Coimbra (UC).

Procedimentos:

  1. O requerente cria um pedido de compra através do sistema de informação Lugus;
  2. O responsável pela gestão de orçamento confirma o pedido;
  3. A Divisão de Compras e Aprovisionamento (DCA) envia o pedido para obtenção do reconhecimento do direito à atribuição de telefone móvel e respetivas comunicações ou placa de banda larga de Internet, junto do órgão competente, de acordo com a legislação em vigor;
  4. A DCA instrui o procedimento de aquisição no âmbito de contrato e obtém cabimento no orçamento que suporta a despesa;
  5. Obtida a instrução da proposta de aquisição e o cabimento orçamental emite nota de encomenda com indicação do compromisso válido que envia para o fornecedor.


O pedido de compra deve ser criado de acordo com o seguinte exemplo:

É o responsável? não selecionar

Nome do Responsável? escolher o nome do responsável pela gestão do orçamento que irá suportar a despesa

Orgânica do Responsável: é revelada com a escolha do responsável

Orçamento de gestão: selecionar o orçamento que irá suportar a despesa

Breve Descrição do Assunto: descrição breve que permita compreender do que trata o pedido

Descrição da Necessidade: descrever o que se pretende, por exemplo atribuir telefone móvel a <<nome>>, <<função>>, pelo período de <<datas>>, nas seguintes condições de utilização: <<plafond>>, etc.

Fundamentação: indicar o motivo da atribuição e, eventualmente, indicar a lei, regulamento ou despacho que permite a atribuição

Data Esperada: data até à qual tem expectativa de obter a nota de encomenda com indicação do compromisso válido, para enviar ao fornecedor.

Morada: dados da morada do SGSSIC ou outro local onde o serviço vai ser prestado ou utilizado.

Morada (Cont.): dados da morada onde o requerente pode ser contactado ou outro local onde o serviço vai ser prestado ou utilizado.

Rua: dados da morada onde o requerente pode ser contactado ou outro local onde o serviço vai ser prestado ou utilizado.

Nº: dados da morada onde o requerente pode ser contactado ou outro local onde o serviço vai ser prestado ou utilizado.

Código Postal: dados da morada onde o requerente pode ser contactado ou outro local onde o serviço vai ser prestado ou utilizado.

Cidade: dados da morada onde o requerente pode ser contactado ou outro local onde o serviço vai ser prestado ou utilizado.

País: dados da morada onde o requerente pode ser contactado ou outro local onde o serviço vai ser prestado ou utilizado.

Observações: outra informação relevante, designadamente as condições de prestação de serviço pelo fornecedor ou outras.

Descrição dos Bens ou serviços previstos: descrever qual o serviço que se pretende requisitar ao fornecedor.

Quantidade: indicar a quantidade

Unid. Medida: indicar a unidade de medida

Valor unitário (s/IVA): indicar o valor previsto para a despesa

Valor estimado (s/IVA): é revelado automaticamente

Fornecedor proposto: indicar qual é o fornecedor que irá prestar o serviço

Anexos: anexar ficheiros com informação adicional.

Para consulta da informação detalhada sobre a realização de pedidos no âmbito do contrato de comunicações móveis, por favor, aceda  http://www.uc.pt/ciuc/area_reservada/mobile/info

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14. Como devo solicitar o acesso a um documento que está sob a custódia da Unidade de Arquivo?

Deve efetuar o pedido através do sistema de informação Lugus da forma como se indica: 

É o responsável?: ✓

Tipo de assunto: [GF | Arquivo]

Breve Descrição do Assunto: inscrever o código do Centro Financeiro ou PEP

Descrição da Necessidade: descrição pormenorizada com vista à satisfação do pedido.

Fundamentação: indicar qual a finalidade do acesso aos documentos, por exemplo: prestação de contas, auditoria.

Observações: outros dados relevantes.

Data esperada: data espectável para obter o acesso aos documentos.

Anexos: anexar a Im0581_pedido_documentos_unidade_arquivo que se encontra disponível no Mos@web.

Quando se tratar do acesso através dos documentos originais, o pedido só será concluído quando os mesmos forem devolvidos à Unidade de Arquivo.

8.02.2013

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15. Qual é o prazo que posso esperar para a satisfação de um pedido de compra?

O prazo esperado para a satisfação de um Pedido de Compra que formula através do sistema de informação Lugus e que dirige ao Serviço de Gestão Financeira (SGF), Divisão de Compras e Aprovisionamento (DCA), varia de acordo com o tipo de procedimento a adotar.

Cumpre assim informar os prazos médios para execução de cada tipo de procedimento, que corresponde à antecedência com que deve ser submetido o pedido de compra, sendo contudo recomendável que manifeste a intenção de compra, assim que a necessidade de aquisição surja. 

Para conseguirmos gerir as prioridades e servi-lo(a) melhor, solicitamos que indique uma data esperada até à qual é necessária a emissão da nota de encomenda.

Tipo de aquisição (em função do procedimento a realizar) Prazo  (dias úteis)
Compras a satisfazer através de contratos de aprovisionamento 10
Compras de valor inferior a 5.000€ 16
Compras de valor superior a 5.000€ 
- Consulta a apenas um fornecedor: 35
- Consulta a vários fornecedores ou concursos públicos e: 
     - Prazo apresentação propostas 4 dias Sem caução ou contrato 39
- Consulta a vários fornecedores ou concursos públicos e: 
    - Prazo apresentação propostas 14 dias Com caução e contrato 62
Compras de valor superior a 209.000€ 95

16. Informação sobre o calendário anual para a realização de despesas - Ano Económico de 2025?

Por favor faça download do ficheiro em baixo para obter a informação 

Calendário anual para realização de despesas - Ano económico de 2025





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