Conhecer (dois) Projetos do SGIP
Reabilitação de Espaços para instalação de Salas Híbridas no Edifício da Faculdade de Medicina, Polo I - Edifício Central


Após a pandemia, a Universidade de Coimbra foi obrigada a reformular o modelo de aulas convencional, pensando na forma mais adequada de combinar o melhor do ensino presencial tradicional, com as tecnologias digitais existentes. Este projeto surgiu assim como consequência dessa reflexão e tem como principal objetivo a criação das condições necessárias à implementação de um modelo de ensino híbrido: presencial, à distância e misto.
Esta intervenção consistiu na reabilitação, requalificação e modernização de diversos espaços, até então devolutos e insalubres, localizados na ala nascente do piso 2 do Edifício Central do Pólo I - antigo edifício da FMUC -, edifício classificado, da autoria do Arq. Lucínio da Cruz.
Do ponto de vista programático, foram criados um auditório híbrido com capacidade para 100 pessoas, uma sala híbrida com capacidade para 24 pessoas, um estúdio de gravação e outros espaços de apoio a este novo conceito de ensino (régie, camarim, zonas técnicas e gabinetes), numa área total de 615m2.
Respeitando na íntegra as características arquitetónicas do imóvel, este projeto cumpriu com sucesso o seu desígnio: se por um lado deu resposta às exigências programáticas previstas, por outro, melhorou consideravelmente as condições de conforto, segurança e fruição para todos, incluindo pessoas com mobilidade condicionada.
O espaço encontra-se em utilização desde abril e o Projeto de Arquitetura e Coordenação foi desenvolvido internamente pela equipa do SGIP.
Instalação de Protótipo de Espaço de Simulação de Indústrias, FactoryLAB, Polo II - Edifício do Departamento de Química

Foi criado um espaço com o objetivo de providenciar aos estudantes da Universidade de Coimbra a experiência da simulação profissional, a vivência de processos e procedimentos em contexto industrial, assim como o de demonstrar aos alunos do ensino Secundário, através de sessões pedagógicas, a vantagem de ingressar numa Faculdade de Ciências e Tecnologia centrada num único Polo.
O projeto pedagógico que se implantou é ancorado numa Receção e em 3 núcleos:
- Foyer (Receção);
- Robótica (com oficinas e postos de trabalho);
- Células de Produção (Linhas de montagem);
- Simulador de Indústria (Virtual Control Room, Auditório e Virtual Reality Room).
O partido conceptual e organizador da proposta implanta-se no trabalho colaborativo, apropriando-se para isso do sistema do favo e dos alvéolos, ou seja, duma grelha modular de hexágonos.
Além dessa geometria delimitar a parte da Nave afeta ao FactoryLAB, através do pavimento em alcatifa industrial, serviu de sistema de eixos motrizes ao desenho das instalações fixas dos diferentes espaços, como são disso exemplo a estrutura do Foyer, dos Biombos de apoio aos três núcleos e também do Auditório da VCR.
O espaço foi inaugurado a 5 de julho e o Projeto de Arquitetura e Coordenação foi desenvolvido internamente pela equipa do SGIP.