Visita à Mina do Jardim Botânico da UC (JBUC)

23 setembro, 2022≈ 3 mins de leitura

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO 2022. PATRIMÓNIO SUSTENTÁVEL: NASCENTES E CURSOS DE ÁGUA SUBTERRÂNEAS.

No dia 23 de setembro, no âmbito das Jornadas Europeias do Património sob o lema Património Sustentável: Nascentes e Cursos de Água, foi promovida pela UC, em parceria com a CMC, uma visita guiada à Mina do Jardim Botânico da UC (JBUC). Visita orientada pelo Arquiteto César Cerqueira, com fotografias de Andrea Neves da Costa (CMC).

Com a decisão Régia, em 1772, de se edificar um Jardim Botânico em Coimbra para prossecução da Reforma dos Estudos da Universidade, foi necessário garantir que esse importante futuro espaço da ciência fosse alimentado por canais de água suficientemente capazes para a criação e sobrevivência das inúmeras espécies naturais aí previstas plantar.

Esta engenhosa obra de captação e gestão de águas subterrâneas tem tanto de bela como de difícil. A entrada não convida, é muito estreita, mas lá dentro encontramos um tesouro bem guardado, desde o ano 1798, ano em que se deram por concluídos os trabalhos de escavação dos túneis que nos conduzem às 3 nascentes de água subterrâneas que alimentam a Cisterna principal do JBUC.

Esse percurso espeleológico e fantasmagórico, com cerca de 200 metros de extensão pela encosta de Arenitos adentro, cativa-nos pelas diferentes escalas dos espaços interiores e pela existência de inúmeros elementos sui-generis gravados nas paredes que vamos encontrando ao longo do percurso. Esta antiga estrutura de captação de água para o JBUC reveste-se de especial importância nos tempos atuais. Merece ser preservada e valorizada pois possibilitou (e continua a possibilitar) a existência e pleno funcionamento do JBUC.

Partilhe