GUIA PRÁTICO - Atribuição de NISS NA HORA a Cidadãos Estrangeiros
Informa-se sobre as funcionalidades da Segurança Social Direta e, no caso de não terem senha de acesso, alerta-se para a facilidade de obter a mesma através da Senha na Hora.
1. Caso não tenha a senha ou tenha esquecido a senha de acesso poderá aderir ou reativar a sua senha, sendo que vai obter o Código de Validação por SMS ou por email:
Após autenticação do cliente, verificar em SISS > Consulta de Dados de Pessoa Singular > Morada/Contactos, “confirmar com ele” os dados registados em SISS > Número de telemóvel e/ou email:
- Se o número de telemóvel corresponder ao existente na Segurança Social, este contacto será considerado como canal de envio do código de verificação.
- Se o endereço de correio eletrónico corresponder ao existente na Segurança Social, este contacto será considerado como canal de envio do código de verificação.
- Se o número de telemóvel não corresponder ao existente na Segurança Social, este contacto não será considerado como canal de envio do código de verificação.
- Se o endereço de correio eletrónico não corresponder ao existente na Segurança Social, este contacto não será considerado como canal de envio do código de verificação.
- Se o endereço de correio eletrónico e o número de telemóvel corresponderem aos existentes na Segurança Social, poderá optar por um dos canais para envio do código de verificação
- Se o endereço de correio eletrónico e número de telemóvel inserido não corresponderem aos existentes na Segurança Social, irá receber na morada que consta na Segurança Social o código que consta de verificação em carta-pin.
Nota: Caso o número de telemóvel e/ou endereço de correio eletrónico corresponder ao existente na Segurança Social (SISS), rapidamente o cliente consegue obter a Código de Verificação através de mensagem SMS ou email, que lhe permitirá definir a sua palavra-chave de acesso à SSD e em pouco tempo obter da Segurança Social Direta o pretendido, por exemplo indicar um novo IBAN, evitando a deslocação a um Serviço de Atendimento.
2 - Exemplos de transacionalidades, que o cliente pode fazer na SSD evitando deslocação aos serviços, após aderir à SSD ou reativar a senha da SSD:
2.1. Indicar nova conta (IBAN) ou Alterar o IBAN.
No Menu Perfil ou Conta Corrente >> Conta Bancária;
2.2. Declarações possíveis de emitir na SSD:
Conta Corrente:
- Declarações anuais de rendimentos para IRS – Com Código de Verificação
- Recebimentos da Segurança Social
Emitir declaração de prestações pagas – Com Validação da Assinatura
- Situação contributiva
Obter declaração de situação contributiva – Com Código de Verificação
Família:
- Emitir declarações de situação do subsídio de parentalidade – Com Validação da Assinatura
- Emitir declarações de situação de prestações familiares – Com Validação da Assinatura
Emprego:
- Emitir declaração de situação de subsídio de desemprego – Com Validação da Assinatura
Doença:
- Emitir declaração de situação de subsídio de doença – Com Validação da Assinatura
Pensões:
- Emitir declaração anual de rendimentos de pensões – Com Código de Verificação
1 - No SABER na Categoria > Passo a Passos, está disponível para consulta o Passo a Passo para o Cidadão e o Passo a Passo para as Empresas:
Senha na Hora Cidadão
Senha Hora Empresa
que permite aos cidadãos e empresas de forma rápida e cómoda obter a senha de acesso à SSD através de SMS ou Correio Eletrónico, quer no processo de adesão ou de reativação de senhas.
2 - No Serviço de Autenticação da Segurança Social Direta, também se encontra disponível em Perguntas Frequentes, entre outras Questões, a questão “Como pode registar-se na Segurança Social Direta?”