/ Perguntas frequentes

Segurança Social - Senha na Hora

GUIA PRÁTICO - Atribuição de NISS NA HORA a Cidadãos Estrangeiros

PRACTICAL GUIDE - Allocation of a Portuguese Social Security Identification Number to Foreign Citizens, on time

Informa-se sobre as funcionalidades da Segurança Social Direta e, no caso de não terem senha de acesso, alerta-se para a facilidade de obter a mesma através da Senha na Hora.


1. Caso não tenha a senha ou tenha esquecido a senha de acesso poderá aderir ou reativar a sua senha, sendo que vai obter o Código de Validação por SMS ou por email:

Após autenticação do cliente, verificar em SISS > Consulta de Dados de Pessoa Singular > Morada/Contactos, “confirmar com ele” os dados registados em SISS > Número de telemóvel e/ou email:

  • Se o número de telemóvel corresponder ao existente na Segurança Social, este contacto será considerado como canal de envio do código de verificação.
  • Se o endereço de correio eletrónico corresponder ao existente na Segurança Social, este contacto será considerado como canal de envio do código de verificação.
  • Se o número de telemóvel não corresponder ao existente na Segurança Social, este contacto não será considerado como canal de envio do código de verificação.
  • Se o endereço de correio eletrónico não corresponder ao existente na Segurança Social, este contacto não será considerado como canal de envio do código de verificação.
  • Se o endereço de correio eletrónico e o número de telemóvel corresponderem aos existentes na Segurança Social, poderá optar por um dos canais para envio do código de verificação
  • Se o endereço de correio eletrónico e número de telemóvel inserido não corresponderem aos existentes na Segurança Social, irá receber na morada que consta na Segurança Social o código que consta de verificação em carta-pin.

Nota: Caso o número de telemóvel e/ou endereço de correio eletrónico corresponder ao existente na Segurança Social (SISS), rapidamente o cliente consegue obter a Código de Verificação através de mensagem SMS ou email, que lhe permitirá definir a sua palavra-chave de acesso à SSD e em pouco tempo obter da Segurança Social Direta o pretendido, por exemplo indicar um novo IBAN, evitando a deslocação a um Serviço de Atendimento.


2 - Exemplos de transacionalidades, que o cliente pode fazer na SSD evitando deslocação aos serviços, após aderir à SSD ou reativar a senha da SSD:

2.1. Indicar nova conta (IBAN) ou Alterar o IBAN.

No Menu Perfil ou Conta Corrente >> Conta Bancária;

2.2. Declarações possíveis de emitir na SSD:

Conta Corrente:

- Declarações anuais de rendimentos para IRS – Com Código de Verificação

- Recebimentos da Segurança Social

Emitir declaração de prestações pagas – Com Validação da Assinatura

- Situação contributiva

Obter declaração de situação contributiva – Com Código de Verificação

Família:

- Emitir declarações de situação do subsídio de parentalidade – Com Validação da Assinatura

- Emitir declarações de situação de prestações familiares – Com Validação da Assinatura

Emprego:

- Emitir declaração de situação de subsídio de desemprego – Com Validação da Assinatura

Doença:

- Emitir declaração de situação de subsídio de doença – Com Validação da Assinatura

Pensões:

- Emitir declaração anual de rendimentos de pensões – Com Código de Verificação

1 - No SABER na Categoria > Passo a Passos, está disponível para consulta o Passo a Passo para o Cidadão e o Passo a Passo para as Empresas:

Senha na Hora Cidadão

Senha Hora Empresa

que permite aos cidadãos e empresas de forma rápida e cómoda obter a senha de acesso à SSD através de SMS ou Correio Eletrónico, quer no processo de adesão ou de reativação de senhas.

2 - No Serviço de Autenticação da Segurança Social Direta, também se encontra disponível em Perguntas Frequentes, entre outras Questões, a questão “Como pode registar-se na Segurança Social Direta?”