Fraude com IBAN

O NCS@UC alerta para uma situação de fraude que tem como alvo aqueles que realizam transferências bancárias online.

11 junho, 2024≈ 3 mins de leitura

A fraude inicia com a instalação de um malware nos dispositivos das vítimas (computador ou telemóvel) conhecido com o nome "IBAN clipper". Este software malicioso foi desenhado para detetar quando uma ação de copiar/colar (copy/paste) é realizada. Uma vez instalado, sempre que usar a ação copiar/colar, e se o fizer para um IBAN, tal é detetato pelo malware que, nessa altura substitui o IBAN legítimo pelo do atacante, sem que o utilizador se aperceba.

Ao fazer a introdução dos dados da transferência no homebanking (mesmo usando a lista de beneficiários frequentes), o ecrã do computador congela por uns segundos, podendo inclusive aparacer uma mensagem indicando que a página está em atualização. Durante esse período, os burlões atuam, alterando o IBAN de destino da transferência.

Depois de ser dada a ordem de transferência, o banco ativa a autenticação de dois fatores, enviando uma mensagem SMS na qual aparece o IBAN dos burlões. Se o utilizador não confirmar os digitos do IBAN enviado no SMS e introduzir o código para confirmar a operação, irá autorizar uma transferência para um número de conta que não é o pretendido.

Para evitar cair neste tipo de fraude, verifique sempre o número de IBAN para o qual irá realizara a transferência de dinheiro.

O NC@UC encontra-se disponível para o esclarecimento de qualquer dúvida adicional. Poderá consultar os nossos contactos aqui.

Fonte: Banco de Portugal

Partilhe