Contactos

Suporte de segurança informática da Universidade de Coimbra

A UCS@UC presta à Universidade de Coimbra serviços na àrea da segurança informática, consultoria e monitorização da segurança dos sistemas de informação da Universidade.

Como solícitar pedidos de suporte

O envio de pedidos de suporte e de informação adicional, de acordo com a definição do serviço e deve ser feito mediante o preenchimento do formulário estabelecido para o efeito.

Serviço de resposta a incidentes de segurança informática

A UCS@UC tem na sua estrutura o serviços de resposta a incidentes, designado por equipa de resposta a incidentes de segurança CSIRT (Computer Security Incident Response Team)

O CSIRT presta à entidade notificante as informações relevantes relativas ao processamento do incidente notificado, nomeadamente informações que possam contribuir para o tratamento eficaz do incidente.

As entidades devem dar resposta a qualquer pedido de informação adicional por parte do CSIRT sobre os incidentes reportados.

Como notificar

O envio das notificações de incidentes e de informação adicional, de acordo com a definição do serviço e deve ser feito no sítio na Internet da Unidade de Cibersegurança da UC na funcionalidade «Notificação de incidentes de segurança», mediante o preenchimento do formulário estabelecido para o efeito.

Nos casos em que a entidade em resultado do incidente ou por outro motivo de natureza eminentemente técnica devidamente justificado, não tem temporariamente capacidade operacional para assegurar a notificação na página do serviço da UCS@UC, ou nos casos em que o mesmo esteja indisponível, a notificação poderá ser efetuada, a título excepcional, através do endereço de correio eletrónico: csirt[@]uc.pt.