/ Glossário

A

Ameaça

Acção ou evento que tem como objetivo comprometer a segurança.

Ataque

Qualquer tipo de atividade maliciosa que tenta coletar, perturbar, negar, degradar ou destruir recursos de sistema de informação ou a informação em si.

Autenticidade

Num contexto informacional, propriedade de uma informação cuja origem e integridade são garantidas.

APT

Acrónimo para "Advanced Persistent Threat" (ameaça persistente avançada). É uma expressão usada para se referir a agentes maliciosos (hackers) que se movem com objectivos definidos (políticos, económicos).

Adware

(“advertising-supported software”) Pacote de software que processa automaticamente anúncios e publicidade com o fim de gerar lucros para o autor. Os anúncios podem aparecer no interface do software ou numa janela pop-up durante a instalação.

Assinatura Digital

Recurso para comprovar a sua identidade na internet.

A assinatura digital tem a mesma validade legal que uma assinatura à mão, e é válida com qualquer software que lhe permita assinar digitalmente.

Para mais informações consulte: https://www.autenticacao.gov.pt/assinatura-digital/assinatura-digital-qualificada

Autenticação

A autenticação é uma componente importante do controlo de acesso. É a prática de segurança que confirma que alguém é quem afirma ser. Podemos usar como analogia, uma pessoa que apresenta o cartão de cidadão para comprovar a sua identidade

No âmbito da cibersegurança, o exemplo mais comum de autenticação é fazer login em um serviço na web (Gmail, Facebook, ...). Quando um utilizador fornece uma combinação de nome de utilizador e plavara-passe, o serviço ou aplicação pode confirmar esses detalhes e usá-los para autenticar o utilizador.