Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Serviço Integrado das Bibliotecas (SIBUC)

As bibliotecas - espaço físico e virtual de acesso ao conhecimento - são um apoio fundamental para a qualidade e desempenho das instituições académicas. 

As funções de selecção, tratamento, organização e divulgação do conhecimento, assim como a preservação, ganharam novos contornos com a utilização das novas tecnologias que permitem um acesso muito mais rápido e fácil à informação, seja sob a forma de catálogos informatizados que identificam as colecções, seja sob a forma das próprias imagens dessas colecções.

Ciente do valor das bibliotecas e apoiando o trabalho de modernização desenvolvido pelos seus bibliotecários, a Universidade de Coimbra (UC) publicou em 2004 o Relatório "Reorganização e reestruturação das Bibliotecas da Universidade de Coimbra" aprovado pelo Senado em 2004, do qual resultou a criação de um serviço coordenador das bibliotecas da Universidade de Coimbra, organicamente dependente da Reitoria e dirigido pelo Director da Biblioteca Geral, onde está sedeado: o Serviço Integrado das Bibliotecas da Universidade de Coimbra (SIBUC).

Missão*

O SIBUC tem como missão  criar sinergias com outros serviços da UC, nomeadamente com a BGUC e com as várias bibliotecas universitárias, por forma a garantir que o acesso à informação seja o mais adequado às necessidades dos seus utilizadores. Fomenta, por isso, a cooperação entre elas, promovendo o seu desenvolvimento e funcionamento em rede.

Funções

As funções do SIBUC passam por: 

  1. Coordenar o Sistema Integrado de Informação Bibliográfica da UC (SIIB/UC).
  2. Apoiar a Biblioteca do Conhecimento Online (b-on).
  3. Coordenar a gestão e disponibilização das bases de dados comuns da UC, assim como as assinaturas de publicações periódicas (em papel ou electrónicas), com base nas existências da B-on.
  4. Gerir o “Estudo Geral” — Repositório digital da produção científica da UC.
  5. Apoiar na UC a manutenção da Biblioteca Aberta do Ensino Superior (BAES), destinada a estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais.
  6. Gerir a Biblioteca Digital da UC.
  7.  Propor, em colaboração com os serviços de natureza central da Universidade no domínio das tecnologias da informação e comunicação as alterações e investimentos necessários à actualização de equipamentos e sistemas informáticos e infra-estruturas de suporte aos recursos de informação geridos pelo SIBUC, e que por ele são mantidos.
  8. Apoiar a preservação do património bibliográfico da UC, de acordo com os adequados procedimentos técnicos, e promover o desenvolvimento de serviços de restauro comuns.
  9. Estudar e propor procedimentos harmonizados entre as Bibliotecas da UC para dar cumprimento a exigências legais. 
  10. Elaborar candidaturas e gerir projectos, em articulação com os serviços de natureza central da Universidade em matéria administrativo-financeira, para financiamento, interno e externo, da modernização em equipamento e em tecnologia das Bibliotecas da UC. 
  11. Elaborar estudos para racionalizar, redistribuir e, em alguns casos, propor a eliminação, designadamente de duplicados, dos recursos documentais das Bibliotecas da UC. 
  12. Prestar serviço de consultadoria e apoio às Bibliotecas da UC, quando para isso for solicitado. 
  13. Prestar assessoria técnica na área das Bibliotecas à Reitoria, nomeadamente dando pareceres relativos à aquisição, manutenção e alteração das infra-estruturas das bibliotecas (edifícios, mobiliário, iluminação, etc.), assim como à sua dotação financeira e fornecer os dados estatísticos necessários para fundamentar decisões no âmbito das Bibliotecas da UC, em particular no respeitante ao seu progressivo agrupamento.
  14. Assegurar a manutenção do Portal das Bibliotecas da UC, um meio “online” que reúne informação bibliográfica e documental de interesse comum.

* In Regulamento Nº 488/2009 do Serviço Integrado das Bibliotecas da Universidade de Coimbra (SIBUC)