Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Relatórios de programas de mobilidade

- Programa ERASMUS (Marina Ruiz Fargas, Universidade de Barcelona)

A bibliotecária Marina Ruiz Fargas, da Universidade de Barcelona, realizou uma visita à Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, em julho de 2022, , como participante do programa Erasmus+.

O programa Erasmus+ direcionado para a tipografia do século XV permitiu partilhar e desenvolver competências biblioteconómicas no âmbito dos fundos patrimoniais.
Previamente foi elaborado um plano de trabalho e selecionada a tipografia espanhola do século XV. Foram exibidos alguns desses exemplares à guarda da Biblioteca Geral e mostrado o incunábulo mais antigo, a Bíblia das 48 linhas, impressa por Johann Fust e Peter Schoeffer, em Mainz, 1462, ricamente iluminado. Sendo as proveniências um dos maiores interesses da bibliotecária, a sua atenção direcionou-se para uma nota manuscrita no fólio [a]1r deste exemplar: Liber S[ancti ] Heriberti em Tuitio. A sua experiência profissional, tipografia do século XV, permitiu-lhe identificar que o incunábulo pertenceu aos beneditinos da Abadia de São Heriberto de Deutz, enriquecendo a história da proveniência deste exemplar. 

Foram elaborados relatórios deste intercâmbio profissional entre as bibliotecas universitárias congéneres, Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e Biblioteca de Livro Antigo da Universidade de Barcelona.

Da sua visita resultou um relatório, cujo título e resumo se insere neste espaço, assim como a  respetiva ligação.

Título: Informe de la beca de mobilitat a la Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (Curs 2021-2022)

Resumo:
A minha intenção ao escolher um destino para esta estadia ERASMUS foi precisamente conhecer com alguma profundidade a Biblioteca Joanina, onde antes me parecia que estava reunido todo o espólio histórico da Universidade.
No entanto, os meus anfitriões - e sobretudo quem foi a minha guia e companheira em todos os momentos, a bibliotecária de fundo antigo Fátima Bogalho - prepararam-me um programa muito mais completo.
Neste relatório referir-me-ei apenas aos aspetos que mais me interessaram dos muitos que me foram mostrados sobre a BGUC.[Texto de Marina Ruiz Fargas].

NOTA: tradução livre do texto original em catalão.