CleanART
Desenvolvimento de uma metodologia inovadora para remover manchas de fungos em documentos e obras de arte sobre papel
Código da Operação: PTDC/EPH-PAT/0224/2014
Duração
01/07/2016 - 01/07/2019
Apresentação
Área Científica: Estudo do Passado Humano - Património Cultural
Síntese do Projeto: Os documentos e as obras de arte em papel, devido à sua constituição orgânica e higroscopicidade são muito susceptiveis à biodeterioração provocada por fungos. Este tipo de deterioração é um problema que afeta as coleções de museus, arquivos e bibliotecas por todo o mundo. Os fungos têm a capacidade de decompor os materiais que constituem as obras em papel, nomeadamente através da produção e excreção de metabolitos.
Atualmente a limpeza de manchas fúngicas em obras e documentos em papel é realizada através de agentes branqueadores, solventes, enzimas ou tecnologia laser. No entanto, todos estes métodos apresentam importantes inconvenientes.
Existe então a necessidade urgente de uma solução que seja de facto eficaz na remoção dos diferentes tipos de manchas fúngicas, sem causar danos nas obras sobre papel, e que seja simultaneamente não-tóxica, amiga do ambiente e de fácil aplicação. Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de uma metodologia inovadora para remoção de manchas fúngicas em papel com recurso a líquidos iónicos (LIs), suportados por uma matriz polimérica, que possa cumprir todos estes requisitos.
Investigador Responsável: Doutor António Manuel Portugal
Programa de Financiamento: PTDC
Instituição Financiadora: FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Data de início: 01-07-2016
Data de conclusão: 01-07-2019
Instituições participantes no Projeto: Nova.ID.FCT - Associação para a inovação e Desenvolvimento da FCT (proponente); Universidade Coimbra; Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa; Fundação D. Luís I; Universidade de Lisboa
Custo total elegível (EUR): 38.893,00€
Apoio financeiro público nacional: 38.893,00 €
Técnico do Projeto: Patrícia Correia
Contacto: 239247026