additive.MILLING
Add Milling to Additive Manufacturing
Código da Operação: POCI-01-0247-FEDER-003414
Duração
01/01/2016 - 30/06/2018
Apresentação
Referência: SII&DT 3414 additive.MILLING
Acrónimo: additive.MILLING
Área Científica: Engenharia Mecânica/Tecnologias dos Materiais/Tecnologias de Produção
Síntese do Projeto: Cada vez mais para a indústria nacional ser competitiva a nível europeu e global tem de ser eficiente, sustentável económica e ambientalmente e responder às necessidades dos clientes rapidamente.
Na indústria dos moldes atualmente a eletroerosão por penetração é muito utilizada, principalmente com elétrodos de grafite, obrigando à necessidade de desenhar não só a peça que se pretende produzir, mas também os elétrodos e consequentemente a sua produção.
A utilização de elétrodos para além de dispendiosa, não é sustentável ambientalmente. No caso da produção de zonas com geometria complexa o problema é agravado pela necessidade de subdividir a peça em pequenas zonas, implicando diversos elétrodos logo elevados custos de tempo, dinheiro e ambientais para além dos impactos negativos a nível da saúde humana e dos ecossistemas. A solução para este problema é a fabricação aditiva (AM do inglês additive manufacturing) que é um processo de produção de componentes a partir de um ficheiro 3D, camada a camada. As vantagens essenciais são a utilização eficiente das matérias-primas e consequente redução de resíduos, a produção de geometrias complexas com "free design?, permitindo por um lado a diminuição de peso como são exemplo as estruturas internas alveolares e por outro a criação de peças funcionais numa única peça. A personalização, a rapidez de projeto e a não utilização de ferramentas físicas (Laser) torna esta tecnologia a Tecnologia de Futuro.
A fusão seletiva por laser (SLM do inglês selective laser melting) tem vindo a assumir-se como a tecnologia de processamento de metais do século XXI. No entanto, esta técnica apresenta como principal ponto fraco o acabamento superficial. Assim surge o projeto Additive.Milling que pretende conciliar as duas tecnologias aditiva e subtrativa num processo step-by-step que permita produzir moldes de elevada complexidade com baixa rugosidade sem a necessidade de aquisição do equipamento híbrido.
Investigador Responsável na UC: Doutora Maria Teresa Vieira
Programa de Financiamento: PT2020-SII&DT – Copromoção
Instituição Financiadora: Agência Nacional de Inovação, S.A.
Data de início: 01-01-2016
Data de conclusão: 30-06-2018
Instituições participantes no Projeto: GLN Molds (Líder), UC e IPL (participantes)
Custo total elegível (EUR): 197.211,82€
Apoio financeiro da UE: 147.908,87€
Apoio financeiro público nacional: -
Técnico do Projeto: Paula Lopes
Contacto: 239247024


