Digital Innovation Hub for Artificial Intelligence and High-Performance Computing
Referência | Código da Operação: Projeto n.º 774
Acrónimo: ATTRACT
Duração
01/10/2022 - 15/06/2026
Apresentação
Objetivo temático: Constituir uma rede colaborativa cabalmente capacitada em Artificial Intelligence (AI) e High Performance Computing (HPC), para apoiar Start-Ups, Pequenas e Médias Empresas (PME) e a Administração Pública (AP) na sua exploração e endogeneização.
Área Científica: Inteligência Artificial e Computação de Alto Desempenho
Síntese do Projeto: Contribuindo para as políticas europeias e nacionais, o ATTRACT apresenta um plano ambicioso para apoiar PMEs e entidades públicas na sua transformação e consolidação digital através da plena exploração do potencial sinergético entre Inteligência Artificial (AI) e Computação de Alto Desempenho (HPC). O ATTRACT atua no fornecimento e na utilização da tecnologia. O projeto apoiará PMEs e startups de base tecnológica na conceção, desenvolvimento e validação de novos produtos e serviços que possam beneficiar de AI ou HPC, visando vendas significativas a nível internacional. O ATTRACT irá promover e apoiar potenciais adotantes de soluções baseadas em AI ou HPC com iniciativas de disseminação e apoio, como avaliação da maturidade e definição de roteiros de adoção, com vista a consideráveis ganhos de produtividade, permitindo às empresas testar antes de investir e, com isso, reduzir o risco associado. O projeto prestará serviços especializados de formação, apoio à angariação de fundos e promoverá um ecossistema de inovação ativo, em colaboração com DIHs nacionais e europeus.
Área de intervenção: Diversas
Investigador Responsável na UC: Professor Doutor Pedro Alberto
Unidade Orgânica UC: FCTUC
Instituições participantes no Projeto: Universidade de Coimbra, INESC TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, Asssociação Laboratório Colaborativo em Transformação Digital - DTX, Data Science Portuguese Association (DSPA), FCIÊNCIAS.ID - Associação para a Investigãção e Desenvolvimento de Ciências, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (UL-FC), Instituto Superior Técnico (IST), Universidade de Évora (UÉvora), Universidade do Minho (UMinho), Universidade do Porto (U.Porto), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Instituto Pedro Nunes - Associação para a Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia (IPN), Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (LIN), Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P., Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Instituto Politécnico de Leiria (IPL), Universidade da Beira Interior (UBI), UNINOVA - Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias, VORTEX - Associação para o Laboratório Colaborativo em Sistemas Cíber-Físicos e Cíber-Segurança, Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA), Assiociação Industrial Portuguesa - Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI), Innovation Services, S.A. (INOVA+).
Instituição Financiadora/Gestora: Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. (IAPMEI)
Programa de Financiamento: Investimento TD-C16-i03 - Catalisação da Transição Digital das Empresas - Aviso n.º 03/C16-i03/2022 - Polos de Inovação Digital (DIH)
Período de execução: 01/10/2022 a 15/06/2026
Custo total elegível (EUR): 262.809,10 €
Apoio financeiro da UE: 98.577,23 €
Técnico do Projeto: Daniela Bettencourt
Contacto: 239247022 (210022) | daniela.bettencourt@uc.pt