E2E DIGITAL TWIN

Referência | Código da Operação: COMPETE2030-FEDER-00581600

Acrónimo: E2E DIGITAL TWIN

Duração

01/01/2024 - 02/04/2026

Apresentação

Objetivo temático: O projeto E2E DIGITAL TWIN estabelece objetivos que se interligam para criar uma abordagem que visa não só a melhoria direta da qualidade e eficiência produtiva, mas também a modernização da formação de trabalhadores e a introdução de métodos de trabalho avançados, com um impacto significativo tanto no nível operacional como estratégico.

Área Científica: Engenharia Informática

Síntese do Projeto: A fabricação de rolhas de cortiça natural de topo de gama é altamente dependente de inspeções visuais, realizadas por trabalhadores especializados, que visam aferir a qualidade das rolhas ao longo das diversas etapas do processo de produção. Esta avaliação tem impacto não só no lucro da empresa, mas também na satisfação dos clientes. Se rolhas de qualidade forem classificadas como defeituosas, elas não são vendidas. Pelo contrário, se rolhas defeituosas não forem detetadas, elas vão ser vendidas afetando a confiança do cliente. A valorização do produto final é, assim, extremamente dependente da precisão e agilidade deste processo. A CorkSupply quer modernizar os seus métodos de forma a ter uma melhor eficiência na avaliação da qualidade das rolhas. Este projeto pretende ser disruptivo face ao atual processo de inspeção e classificação de rolhas de cortiça natural aliando o digital ao real com: - A criação de um "gémeo digital" (Digital Twin) de cada rolha de cortiça natural de topo de gama que é produzida, e dos processos de inspeção, controlo de qualidade e assemblagem, a que elas são submetidas; - O uso de Aprendizagem Computacional para análise e classificação das rolhas e conjuntos de rolhas, de forma a diminuir a zona de sobreposição entre classificações adjacentes, mais elevadas (menos imperfeições) e menos elevadas (mais imperfeições); - O uso de dispositivos de Realidade Aumentada para unir, na linha de produção, o conhecimento tácito dos trabalhadores com as informações geradas por modelos matemáticos no processo digital, de forma a garantir um controle de qualidade “artesanal” e humanamente meticuloso, que é estratégico para o posicionamento da marca CorkSupply, com maior agilidade e confiança. - Desenvolver estratégias tecnológicas que permitam caracterizar e compreender os processos de inspeção realizados pelos trabalhadores mais experientes, e empregar este conhecimento em aplicações multimédia interativas para formação de novos trabalhadores, de forma a agilizar os processos de formação e cativar as novas gerações.

Área de intervenção: Norte e Centro

Investigador Responsável na UC: Jorge Carlos dos Santos Cardoso

Unidade Orgânica UC: Departamento de Engenharia Informática

Instituições participantes no Projeto:

- Cork Supply Portugal, S.A.

- IPN - Instituto Pedro Nunes, Associação para a Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia

Instituição Financiadora/Gestora: Agência para o Desenvolvimento e Coesão

Programa de Financiamento: PT2030 - MPr-2023-07 - Aviso SIID - I&D Empresarial - Operações em Copromoção – Outros territórios

Período de execução: 01/01/2024 a 02/04/2026

Custo total elegível (EUR): 887.286,40 €

Apoio financeiro da UE: através do FEDER: 671.361,00€

Técnico do Projeto: Luísa Gomes

Contacto: luisa.gomes@uc.pt

Apoios