FreePyro Igniter

Investigação e desenvolvimento de um inflamador eletro-térmico isento de matérias pirotécnicas
Referência: CENTRO-01-0247-FEDER-069833

Duração

17/03/2021 - 30/06/2023

Investigação e desenvolvimento de um inflamador eletro-térmico isento de matérias pirotécnicas

Acrónimo: FreePyro Igniter

Objetivo temático: OT1 - Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Área Científica: Tecnologias dos Materiais

Síntese do Projeto: A utilização de inflamadores incorporando matérias da classe 1 (ex. 1.3G e 1.4G, sendo 1 a classe aos explosivos, 3 e 4 a divisão de risco, respetivamente risco de fogo em massa e risco de fogo moderado e G significa que é constituído por composição pirotécnica ou objeto que a contenha) das mercadorias perigosas é generalizada para a iniciação de artigos pirotécnicos. O transporte, armazenamento, aquisição e utilização de materiais e objetivos da classe 1 está condicionado à divisão de risco e quantidade de materiais e/ou objetos. Tal situação decorre do perigo que está inerente à natureza destas matérias e aos riscos que decorrem pela sua manipulação. Deste modo, para salvaguardar a segurança pública e dos utilizadores, todas as transações comerciais, de armazenagem e de transporte deste tipo de inflamadores são regidas por regulamentos restritivos.

Para que se possa reduzir o perigo e diminuir o risco na utilização de inflamadores para iniciação de artigos pirotécnicos torna-se necessário desenvolver um inflamador isento de matérias da classe 1.

Este projeto centra-se no estudo e desenvolvimento de um inflamador elétrico, isento de matérias da classe 1 (matérias pirotécnicas) e que possa ser acionado pelos equipamentos de disparo utilizados atualmente. Por forma a aumentar o estímulo térmico gerado pelo rebentamento da ponte metálica do inflamador será também estudada a reatividade de diversas composições de óxidos metálicos e as formas de contacto com a ponte metálica, capazes de assegurar uma eficaz transmissão do estímulo térmico. O inflamador FreePyro Igniter deverá ter capacidade de gerar um estímulo térmico suficiente para iniciar as composições mais comuns dos artigos pirotécnicos (ex. pólvora negra).

Este inflamador será menos perigoso e menos poluente, já que em caso ignição não controlada por acidente, só produzirá calor e gases, e consequentemente terá uma menor pegada de carbono.

Área de intervenção: Ciências da Engenharia e Tecnologias

Investigador Responsável na UC: Professor Doutor Ricardo Lopes Mendes

Unidade Orgânica UC: FCTUC - DEM

Instituições participantes no Projeto:

PROPYRO - PRODUTOS PIROTÉCNICOS LDA

Universidade de Coimbra (Parceiro)

Instituição Financiadora/Gestora: Autoridade de Gestão do CENTRO2020

Programa de Financiamento: PT2020 - SII&DT - I&D Empresarial - Projetos

Copromoção

Período de execução: De 17/03/2021 a 30/06/2023 (27,5 meses)

Custo total elegível (EUR): 263.568,68€

Apoio financeiro da UE: 175.589,45€

Apoio financeiro público nacional: 87.979,23

Técnico do Projeto: Eduardo Tenreiro - eduardo.tenreiro@uc.pt

Contacto: +351 239 247 023_ (Ext. 210023)

Apoios