NEUROTERA
Para a introdução no mercado de novos agentes terapêuticos contra-morbilidades oculares e cerebrais associadas à Paramiloidose
Código da Operação: POCI-01-0247-FEDER-003431
Duração
16/08/2016 - 15/02/2020
Apresentação
Código da Operação: POCI-01-0247-FEDER-003431
Referência: SII&DT 3431 NEUROTERA
Acrónimo: NEUROTERA
Obejtivo Principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Região de Intervenção: Norte e Centro
Data de aprovação: 22-02-2016
Área Científica: Biotecnologias
Síntese do Projeto: Não obstante a sua raridade (cerca de 10.000 pacientes em todo o mundo), a relevância e impactosócio-económico da “doença dos pezinhos” (Paramiloidose, Polineuropatia Amiloidótica Familiar ou PAF) no contexto nacional não parecem suscitar dúvidas. A relevância científica dos mecanismos desencadeadores da PAF motivaram o aparecimento de um primeiro tratamento farmacológico, alternativo ao transplante de fígado. O Tafamidis Meglumina surge como o primeiro fármaco para a PAF no mercado Europeu, apesar da sua eficácia estar ainda longe da ideal. Num momento em que o potencial mercado das terapias contra a PAF assume dinâmica, com o ensaio de novas tecnologias contra as manifestações periféricas da doença, os pacientes são confrontados com as consequências de uma longevidade aumentada. A cegueira, e os eventos isquémicos e hemorrágicos cerebrais integram hoje o espectro clínico da PAF, estando o seu tratamento vedado às terapias já desenvolvidas.
Os promotores deste projecto já demonstraram que é possível ambicionar o desenvolvimento de terapias inovadoras para PAF em Portugal, ao recorrerem a uma tecnologia disruptiva para a descoberta de novos inibidores de amilóide com actividade e potencial farmacológico sem precedentes. No projecto AMILOTERA, debelaram os principais desafios postos ao desenho do medicamento, alcançando várias provas-de-princípio para três séries de compostos-líder.
O projecto NEUROTERA visa capitalizar sobre os resultados do primeiro projecto da BSIM², direcionando compostos-líder para o olho e para o cérebro. Os promotores acreditam que a criação destes perfis de produto-alvo os deixará próximo do mercado internacional de licenciamento. A BSIM² depende do sucesso desta candidatura para cumprir os requisitos necessários para alavancar uma nova ronda de investimento com vista ao desenvolvimento não clínico de um fármaco candidato a licenciar.
Investigador Responsável: Doutora Teresa Pinho Melo
Programa de Financiamento: PT2020-SII&DT – Copromoção
Data de início: 16-08-2016
Data de conclusão: 15-02-2020
Instituições participantes no Projeto: Biomolecular Simulations, Lda. (Promotor Líder) | Universidade de Coimbra (Copromotor) | IBMC - Instituto de Biologia Molecular e Celular (Copromotor)
Custo total elegível (EUR): 1.136.307,30€
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER: 891.220,51€
Técnico do Projeto: Rodrigo Alves
Contacto: 239247019


