RESET_BONE_AGEING
Revestimento para próteses ortopédicas com capacidade de aumentar a regeneração de tecido ósseo envelhecido
Código da Operação: POCI-01-0247-FEDER-069790
Duração
01/11/2021 - 30/06/2023
Apresentação
Acrónimo: RESET_BONE_AGEING
Síntese do Projeto: A utilização de dispositivos médicos em ortopedia tem aumentado significativamente nos últimos 50 anos e tornou-se uma prática usual em Medicina. O envelhecimento da população tem levado a uma procura significativa de dispositivos médicos no sentido de restaurar a função de tecidos/órgãos e, assim, aumentar a sua qualidade de vida.
Estima-se que o mercado global de dispositivos médicos para ortopedia tenha sido de $36.1 biliões em 2017, e que a taxa de crescimento anual seja de 3.1%. Durante o envelhecimento há acumulação de células senescentes que se acumulam no osso e que deterioram a sua função. Essas células secretam citocinas proinflamatórias, quimocinas e enzimas proteolíticas que provocam efeitos prejudiciais a nível sistémico. Para alem disso, o número de células estaminais mesenquimais e o seu potencial de proliferação e diferenciação em osteoblastos é menor em indivíduos envelhecidos relativamente a indivíduos mais novos. Deste modo a utilização de revestimentos em dispositivos médicos com capacidade de “rejuvenescer” o tecido ósseo e aumentar a sua capacidade de regeneração tem um grande impacto social.
O presente projeto pretende desenvolver um revestimento para dispositivos ortopédicos com capacidade de “rejuvenescer” o tecido ósseo envelhecido e aumentar a sua capacidade de regeneração. Este revestimento oferecerá vantagens competitivas relativamente a outras estratégias documentadas na literatura, como sejam as terapias celulares, em termos de produção, custo e facilidade de utilização.
O revestimento consiste na imobilização física de vesículas extracelulares (com carga negativa) na superfície de dispositivos ortopédicos de titânio através de um peptídeo antimicrobiano (carga positiva). O peptídeo serve como ponto de ancoragem das vesículas extracelulares isoladas de células mesenquimais do Wharton Jelly.
O desenvolvimento do revestimento compreende várias etapas, desde o desenvolvimento de processos de imobilização do peptídeo na superfície do dispositivo médico com a densidade, orientação e estabilidade, o estabelecimento de protocolos de isolamento de EVs de células mesenquimais e sua caracterização em ensaios in vitro, o desenvolvimento de protocolos de interação entre o peptídeo e as EVs de forma a que as vesículas não sejam destruídas e que o complexo seja mantido em contato com sangue e a demonstração que o revestimento possui propriedades antienvelhecimento em testes in vitro e in vivo.
Investigador Responsável na UC: Professor Lino Ferreira
Unidade Orgânica UC: FMUC
Instituições participantes no Projeto: Ceramed Coatings, S.A. (Proponente); Universidade de Coimbra; Instituto Nacional de Engenharia Biomédica (INEB) (parceiros)
Instituição Financiadora: Autoridade de Gestão do Programa Operacional Temático; Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020)
Programa de Financiamento: Projetos de I&DT Empresarial em co-promoção
Período de execução: De 01/11/2021 a 30/06/2023
Custo total elegível (EUR): 690.376,37 EUR (elegível: 690.376,37 EUR)
Orçamento UC: 319.401,32 EUR (elegível: 319.401,32 EUR)
Técnico do Projeto: Daniel Glória
Contacto: 239247021