Universidade de Coimbra reforça aposta na investigação interdisciplinar e no apoio a jovens investigadores
No dia 6 de março, o Colégio da Trindade acolheu a cerimónia que assinalou os cinco anos da iniciativa “Projetos Semente de Investigação Interdisciplinar”, um programa que visa financiar até cinco projetos inovadores alinhados com as áreas estratégicas da Universidade de Coimbra: Saúde; Clima, Energia e Mobilidade; Recursos Naturais, Agroalimentar e Ambiente; Digital, Indústria e Espaço; e Património, Cultura e Sociedade Inclusiva. A iniciativa é promovida pelo Núcleo das Áreas Estratégicas e pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC, contando com o apoio da Fundação Santander Portugal.
O principal objetivo do programa é duplo: por um lado, proporcionar aos jovens investigadores a oportunidade de desenvolver e liderar os seus próprios projetos, fomentando a sua independência científica; e, por outro, incentivar a colaboração interdisciplinar entre cientistas de diferentes áreas, impulsionando a inovação e a partilha de conhecimento.
Desde 2020, os Prémios Projetos Semente de Investigação Interdisciplinar já apoiaram 29 projetos de investigadores da Universidade de Coimbra em início de carreira, representando um investimento superior a meio milhão de euros. Os vencedores da 6.ª edição foram anunciados durante a cerimónia de 6 de março, reforçando o compromisso da UC com o apoio à investigação emergente.
O evento teve início com intervenções do Vice-Reitor da UC para a Investigação e Diretor do Instituto de Investigação Interdisciplinar, João Ramalho-Santos, e da Diretora do Santander Universidades, Inês Rocha de Gouveia. Durante o seu discurso, o Vice-Reitor da UC para a Investigação destacou a importância dos estudos desenvolvidos, sublinhando a sua qualidade e impacto na comunidade académica e na sociedade.
Relativamente aos resultados do programa, a gestora da área estratégica da UC para Clima, Energia e Mobilidade, Shiva Saadatian, enfatizou o contributo da iniciativa na capacitação dos investigadores, promovendo competências de escrita, liderança e interdisciplinaridade em diversas áreas do conhecimento, como arte, ciência, saúde, engenharia e humanidades. Referiu ainda o compromisso do programa com a igualdade de género e a autonomia científica. Para o futuro, adiantou que se pretende criar novas formas de financiamento para dar oportunidade a projetos promissores que não tenham sido selecionados nesta edição.
A cerimónia contou ainda com um momento musical em tributo a Carlos Paredes, interpretado por Simão Mota e Vasco Rodrigues. Em seguida, foram anunciados os cinco vencedores da edição deste ano: Fábio Ferreira, Behrang Chenari, João Barata, Gustavo Assunção e Nádia Moura. Após a entrega dos prémios, o Reitor da UC, Amílcar Falcão, encerrou o evento com um discurso, onde reforçou a importância destes projetos para a produção e transferência de conhecimento. "Acredito que ainda vamos ouvir falar muito de vários destes projetos, com ganhos evidentes para a sociedade", afirmou.
O impacto do programa “Projetos Semente de Investigação Interdisciplinar” vai além do ambiente académico, promovendo avanços significativos em diversas áreas do saber e consolidando a Universidade de Coimbra como um polo de excelência na investigação científica.
