Mensagem do Secretário-Geral do UC MUN

Caros/as Delegados/as, Representantes de Organizações Internacionais e Membros dos veículos de Imprensa,

Sejam todos muito bem-vindos à Segunda Edição do Model United Nations da Universidade de Coimbra (UC MUN), que decorrerá nos dias 21 a 23 de fevereiro de 2025, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, Portugal.

Chamo-me George Augusto Biancardini e terei a honra de coordenar esta edição enquanto Secretário-Geral. Curso atualmente o terceiro ano da Licenciatura em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e comecei meu trajeto nas simulações académicas ainda na escola, aos meus 15 anos de idade, já tendo participado em mais de uma dezena de MUN’s desde então. Sempre tive muito interesse na área política, logo, ao conhecer o universo dos Models, não poderia ocorrer outra coisa senão um reconhecimento pela área da diplomacia. Ao decorrer dos anos, notei que boa parte do meu ciclo de amigos resultava das amizades feitas nas simulações, o que firmava ainda mais esse encontro. Tive o privilégio de na 1ª edição do UC MUN atuar enquanto Vice-Secretário-Geral do UC MUN, e para esta edição pretendemos entregar-vos uma simulação ainda maior, sobretudo na transmissão dessa experiência enriquecedora, a qual vai muito além de uma atividade extra-curricular.

Nesta 2.ª edição do UC MUN, o tema em discussão será "Alterações Climáticas: Desafios e Soluções em tempos de Crise Humanitária”. O tema foi escolhido devido à urgência de formar jovens engajados na mudança, ainda mais em um tema de grande destaque como são as alterações climáticas, sendo a juventude a principal aposta para a resolução desta problemática.

Um UN Model é muito mais que a mera representação de uma Delegação, Organização Internacional ou veículo de Imprensa ; é a possibilidade de explorar o universo diplomático enquanto ator principal na tomada das mais importantes decisões. Cabe mencionar que por vezes associam a ideia de uma simulação no modelo da ONU enquanto uma peça teatral com roteiro pronto, o que não se verifica visto que nas simulações académicas o delegado se encontra com um breve guia de Estudos o qual fornece os mecanismos necessários para a representação das respectivas delegações, por mais que haja certa liberdade no posicionamento dos participantes.

Conscientes da urgência em cultivar a preparação dos jovens para resolução dos problemas do futuro, principalmente em tempos de turbulência nas relações diplomáticas, a organização do UC MUN assume a missão de preparar os delegados não somente para a simulação, mas como para a maturação dos posteriores atores na Sociedade. Destaca-se também que, além do conteúdo a ser aprendido durante a simulação, os delegados se confrontarão com momentos de tensão, nos quais a velocidade e eloquência para resolução poderá ser um critério para lidar com uma crise relevante. Ademais, também são aprimoradas diversas competências como a persuasão, desenvolvimento do trabalho em equipa e liderança, atributos não só importantes para o ambiente de trabalho, mas principalmente para o decorrer da vida.

Quanto a 2ª edição do UC MUN, o que me resta salientar é que me sinto muito entusiasmado para conhecê-los e poder trocar conhecimentos, assim como realizar importantes conexões para o futuro. Espero que desfrutem ao máximo desse comité, e que os saiam com a impressão de que se entregaram à experiência de ser uma autoridade na Assembleia Geral das Nações Unidas.

Saudações diplomáticas,

George Augusto Vilas Boas Biancardini

Contactos

Precisas de esclarecer alguma dúvida? Entra em contacto connosco!

ucmun@uc.pt

Segue a nossa conta do Instagram!

@ucmun_oficial