Unidades laboratoriais para o desenvolvimento de experiências centradas em organismos aquáticos com temperatura, luz e fotoperíodo controlados. Salas de cultura (30 m2 cada) equipadas com controlo de luz, fotoperíodo, temperatura, ar e CO2 para diversos fins, nomeadamente estudos de simulação ambiental, experiências controladas e estudos específicos de espécies. Um fotobiorreactor Synoxis de escala laboratorial totalmente controlado e incubadoras climatizadas para estudos de biotecnologia e ecologia.
Laboratórios secos ópticos, esclerocronológicos e analíticos para ensino e investigação: microscópios e estereomicroscópios com câmaras digitais HD, frigorífico, congeladores a -20°C e -80°C, balanças, espetrofotómetro, incubadora, instrumentos analíticos, análise granulométrica. Laboratório de processamento e extração de algas para a preparação e caraterização de concentrados em pasta, pó e extractos. Estes laboratórios polivalentes podem ser utilizados para o isolamento, purificação e identificação de espécies, processamento de imagens de otólitos de peixes, fitoplâncton e outros organismos, análises de nutrientes (amoníaco, fosfato, nitritos e nitratos) em amostras de água, análises granulométricas e preparação de extractos para análise.
Laboratórios húmidos de uso geral para apoio à aquacultura, ecotoxicologia e experiências ecológicas, com temperatura, fotoperíodo e arejamento controlados. Estas salas permitem a realização de experiências controladas que manipulam a temperatura ambiente e as condições de luz em plantas marinhas, algas e invertebrados, utilizando um conjunto de aquários pequenos (3L), médios (20L; 60L) e grandes (200L). As instalações do nosso laboratório também incluem uma câmara fechada para experiências adicionais e um refrigerador externo que permite vários tratamentos de temperatura ao mesmo tempo. As experiências típicas incluem o crescimento de algas, a bioturbação por invertebrados e a sua interação com poluentes e/ou parâmetros climáticos.