Práticas estruturadas de acolhimento, acompanhamento e (re)integração de trabalhadores/as, facilitando a adaptação ao ambiente de trabalho.
Manual de Acolhimento
Na Universidade de Coimbra, cada novo/a trabalhador/a encontra apoio que facilita a sua integração e promove o alinhamento com a cultura e os valores da instituição. O Manual de Acolhimento, disponível em português e inglês, foi criado para orientar os primeiros passos, apresentando de forma clara a missão, a visão e os valores da UC. Reúne ainda informações úteis sobre a forma de organização e funcionamento e a cultura da Universidade, promovendo um verdadeiro sentimento de pertença a esta comunidade académica de excelência.
Consulte o manual de acolhimento e outra informação útil através do link correspondente ao seu perfil:
- Bolseiro/a
- Corpo Técnico da UC
-
Corpo Técnico dos SASUC (brevemente disponível)
- Dirigente
- Docente/Investigador/a
Kit de Acolhimento
No contexto das sessões de acolhimento realizadas presencialmente, a UC disponibiliza aos/as novos/as trabalhadores/as um kit que inclui farda (para funções que implicam fardamento) e um conjunto de itens de valor prático e simbólico que tem como objetivo reforçar uma integração mais acolhedora.
Plano Inicial de Formação de Acolhimento e Integração
A Universidade de Coimbra disponibiliza aos/às novos/as trabalhadores/as um Plano Inicial de Formação de Acolhimento e Integração, concebido para apoiar a adaptação às suas funções. Este plano proporciona, ao longo dos seus módulos, conhecimentos essenciais que facilitam a integração e promovem uma compreensão mais completa da instituição e do seu funcionamento.
Aceda a informação complementar sobre o Plano de Formação de Acolhimento e Integração através do link correspondente ao seu perfil:
- Corpo Técnico da UC e SASUC / Bolseiro/a
- Dirigente
- Docente/Investigador/a (no âmbito do Programa UC Qualifica – eixo integração)
Entrevistas Intermédias de OnBoarding
A Universidade de Coimbra quer garantir que cada novo/a trabalhador/a se sente apoiado/a e integrado/a desde os primeiros meses de funções. Para isso, cerca de dois meses após o início de funções, o/ novo/a trabalhador/a é convidado/a para uma entrevista intermédia de onboarding, criada para acompanhar a sua integração e conhecer a sua experiência no acolhimento recebido. Este momento permite identificar eventuais dificuldades e recolher sugestões para melhorar a sua adaptação ou os processos internos.
De forma complementar, o/a Superior Hierárquico/a também realiza uma entrevista, com o mesmo objetivo.
Sempre que destas entrevistas resultar algum desalinhamento, a situação é devidamente sinalizada e acompanhada, podendo ser propostas intervenções específicas para apoiar a plena integração e garantir uma experiência positiva.
Procedimentos de reintegração após ausência prolongada
Na Universidade de Coimbra valorizamos o regresso de cada trabalhador/a e procuramos que o processo de reintegração seja feito de forma positiva e tranquila. Para isso, está definido um procedimento que apoia os/as trabalhadores/as do corpo técnico que regressam após uma ausência prolongada, promovendo o bem-estar, a adaptação e a continuidade do seu percurso profissional.
Este processo abrange trabalhadores/as nas seguintes condições:
- Licença de maternidade;
- Ausência com duração igual ou superior a 6 meses, nos seguintes casos: doença; licença sem vencimento; acidente em serviço e mobilidade;
- Outros casos, mediante análise específica.