A Universidade de Coimbra pretende posicionar-se como uma instituição europeia de referência e ser reconhecida como a Universidade portuguesa de maior qualidade. Neste sentido, a Universidade pretende oferecer ações de capacitação, desenvolvimento profissional e acesso a recursos e oportunidades, alinhadas com as necessidades da instituição e das suas pessoas, potenciando competências e valorizando o talento interno.
Formação - Corpo Técnico da UC e SASUC
A formação, em função da sua complexidade e nível de especialização, pode assumir modalidades de formação inicial, contínua ou para valorização, que podem ocorrer em regime presencial, a distância, em contexto de trabalho ou misto.
São disponibilizadas para o corpo técnico quatro tipologias de formação:
- Formação Interna - A UC dispõe de um Plano Anual de Formação Interna, assente no diagnóstico de necessidades de formação prévio. Além das necessidades identificadas pela comunidade do corpo técnico, são também incluídas áreas estratégicas decorrentes do Plano Estratégico da UC.
- Formação Externa - Prevista para responder a necessidades específicas que não estejam contempladas no Plano Anual de Formação Interna ou que não sejam organizadas pelo SGRH. Estas ações permitem complementar a oferta interna, oferecendo oportunidades adicionais de desenvolvimento.
- Formação em Contexto de Trabalho - Destinada a aprendizagens e atualizações que ocorrem diretamente no posto de trabalho e que são obrigatórias aquando do início de funções. Esta modalidade permite também responder a necessidades específicas que não estejam previstas no Plano Anual de Formação Interna.
- Autoformação - A UC reconhece a importância da iniciativa individual no desenvolvimento profissional. Entende-se por autoformação o acesso a atividades de formação que os/as trabalhadores/as realizam por iniciativa própria, sem custos para a instituição, em horário laboral, e que estejam relacionadas com as funções desempenhadas ou contribuam para a qualificação profissional. A autoformação autorizada durante o período laboral é considerada como exercício efetivo de funções, valorizando o empenho e a autonomia de cada trabalhador/a na sua evolução profissional.
Consulte o plano de formação e mais informação ou entre em contacto com o SGRH através do e-mail formacao@uc.pt.
Formação - Pessoal Docente e Investigador
- Programa UC Qualifica - O Programa UC Qualifica visa assegurar uma adequada integração na UC ao pessoal docente e de investigação de carreira em início de funções. O Programa promove o conhecimento da cultura, dos valores e princípios da UC, apoia o desenvolvimento de competências pedagógicas, bem como o estímulo à inovação e à relação entre investigação, docência e transferência de saber. + informação
- AFP - Academia de formação de professores - A UC, através AFP, promove o desenvolvimento profissional dos seus docentes e investigadores, reforçando sinergias pedagógico-científicas e a articulação entre diferentes níveis de ensino. Cria espaços de reflexão e investigação conjunta, oferece oportunidades de capacitação, cursos acreditados, comunidades de prática e eventos com especialistas. + informação
- Formações iiiUC - A UC, através do seu Instituto de Investigação Interdisciplinar, disponibiliza as Formações iiiUC, que têm como objetivo apoiar a investigação na UC. Trata-se de sessões online, gratuitas e de curta duração (1h30), realizadas mensalmente, abertas a toda a comunidade UC. Estas formações promovem a partilha de boas práticas e proporcionam aprendizagem em áreas essenciais para a investigação, como ferramentas digitais de apoio, gestão de dados de investigação, bases de dados bibliométricas, ciência aberta, comunicação de ciência, entre outros temas relevantes. + informação
- INOV3P - Centro de Inovação Pedagógica - A UC, enquanto entidade promotora do INOV3P, oferece capacitação a docentes de áreas não-tecnológicas como as ciências sociais, humanidades e artes. As propostas formativas organizam-se em 3 eixos principais: ensino não presencial e em ambientes digitais; 2) transformação dos métodos de ensino-aprendizagem e avaliação; e 3) capacitação de liderança para a transformação de práticas pedagógicas. + informação
Formação - Pessoal Dirigente
As modalidades de formação disponíveis para o corpo técnico estão igualmente acessíveis ao pessoal dirigente e responsáveis de equipas, sendo que o Plano de Formação inclui também ações específicas direcionadas para o desenvolvimento de competências de liderança, tai como:
- Ações de formação e coaching para capacitação num estilo de liderança promotor de bem-estar organizacional e individual - Estas ações têm como objetivo desenvolver competências de gestão e liderança que favoreçam ambientes de trabalho mais saudáveis, colaborativos e motivadores. Paralelamente, podem ser promovidas intervenções individualizadas, que permitem um acompanhamento mais próximo e adaptado às necessidades de cada dirigente e ao contexto organizacional.
- Formação e sensibilização sobre tópicos ligados à conciliação para pessoas em posições de liderança - Para reforçar a importância da conciliação entre vida profissional, pessoal e familiar, a UC promove iniciativas dirigidas a pessoas em funções de liderança. Estas iniciativas incluem ações de formação integradas no Plano de Formação e palestras em eventos formativos, proporcionando momentos de reflexão e aquisição de competências que ajudam os/as dirigentes a adotar práticas mais equilibradas, inclusivas e promotoras da conciliação no dia a dia das suas equipas.
- Melhoria das práticas de gestão e integração de trabalhadores/as - Estas ações visam dotar os/as dirigentes de conhecimentos e competências para: Identificar boas práticas em matéria de acolhimento e integração, gestão de saídas e regressos ao trabalho após ausências prolongadas; Conhecer as práticas do SGRH nas matérias referidas e contribuir para o sucesso das mesmas.
Veja todas as ações disponíveis no plano de formação.
Programa Erasmus + Mobility
A Universidade de Coimbra proporciona aos/às trabalhadores/as a possibilidade de participar em Programas Erasmus+ Mobillity (Mobilidade de Pessoal para formação e Missões Ensino) que têm como objetivo o desenvolvimento de competências profissionais em contexto internacional. + informação
A gestão destes programas é assegurada pela Divisão de Relações Internacionais a quem poderá recorrer para obter informações mais detalhadas, através do e-mail dri.mobilidade@uc.pt.
Redução/Isenção da Propina em Cursos da UC
A Universidade de Coimbra concede aos/às trabalhadores/as redução ou isenção de propinas nos seguintes termos:
Redução de propinas de Licenciatura, Mestrado Integrado e Mestrado
- Aos/às trabalhadores/as do corpo docente/investigador e do corpo técnico da UC e dos SASUC que frequentem curso de licenciatura, mestrado integrado e mestrado, é atribuído um benefício correspondente a uma redução de 25 % do valor da propina fixada para o respetivo curso.
- A atribuição do benefício está dependente do aproveitamento escolar (trânsito de ano curricular).
- Não beneficiam deste benefício os/as trabalhadores/as do corpo técnico vinculados por contrato de trabalho a tempo parcial.
Redução/Isenção de propinas de Doutoramento
- Os/as docentes e investigadores/as da UC com contrato de trabalho em funções públicas que se encontrem em regime de tempo integral, estão isentos do pagamento das propinas, salvo se beneficiarem de bolsa ou de subsídio que a contemple.
- Aos/às trabalhadores/as do corpo técnico, com contrato de trabalho em funções públicas que se encontrem em regime de tempo integral, é atribuído um benefício correspondente a uma redução de 25% do valor da propina fixada para o respetivo curso.
- Os/as trabalhadores/as da UC com contrato de trabalho em funções públicas em regime de tempo parcial têm direito a uma redução correspondente à fração que representa o seu regime contratual face ao regime de tempo integral.
O procedimento para obtenção do benefício inicial é tratado internamente, não sendo necessária nenhuma ação por parte do/a trabalhador/a.
Cursos de Línguas Estrangeiras
Todos/as os/as trabalhadores/as da UC e dos SASUC podem frequentar gratuitamente qualquer curso de língua estrangeira que integre o portfolio do Centro de Línguas da Faculdade de Letras ou do Instituto Confúcio.
Mais informação através do email formação@uc.pt.