/ Medidas

Reconhecimento e Valorização do Mérito

Mecanismos orientados para o reconhecimento e recompensa do desempenho dos/as trabalhadores.

Equidade Salarial

A equidade salarial na Administração Pública portuguesa é assegurada pela Constituição da República, que consagra o direito de todos/as os/as trabalhadores/as a uma remuneração justa, sem qualquer discriminação. Este princípio é concretizado através da Tabela Remuneratória Única (TRU), que estabelece níveis salariais definidos por carreira e categoria, com base na quantidade, natureza e qualidade do trabalho desempenhado. Cada posição remuneratória corresponde a um valor pecuniário fixado por portaria do Governo, garantindo que, para trabalho igual, o salário seja igual, independentemente do sexo, idade, raça, cidadania, entre outros.

A TRU é publicitada pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), disponível online.

Reconhecimento - Docentes / Investigadores/as

A Universidade de Coimbra tem um conjunto de mecanismos que permite o reconhecimento da excelência do desempenho de docentes e investigadores/as, tais como:

  • Os Prémios de Inovação Pedagógica têm como objetivo estimular e reconhecer atividades de inovação pedagógica desenvolvidas por docentes da UC que implementem métodos pedagógicos capazes de promover o pensamento crítico, a cultura científica, a iniciativa e competências transversais essenciais à integração social e profissional dos estudantes da UC. Atribuídos com o patrocínio do Banco Santander Totta S.A., os prémios consistem num apoio monetário definido anualmente.
  • O Prémio de Incentivo às Publicações Científicas: Qualidade e Impacto, instituído pela UC com o apoio da Fundação Santander Portugal, é promovido pelo IIIUC e visa reconhecer os/as investigadores/as e docentes da UC que publicam artigos científicos reconhecidos com elevada qualidade e impacto.
  • O Prémio FEUC Ensino distingue a qualidade da docência e as práticas inovadoras desenvolvidas por docentes da FEUC.
  • O Prémio FEUC Ciência destina-se a reconhecer o trabalho de um/a docente da FEUC cuja investigação seja particularmente sólida, inovadora e inserida em redes internacionais de inequívoca qualidade.
  • O Prémio de Inovação J. Norberto Pires visa estimular e reconhecer iniciativas inovadoras concebidas e desenvolvidas por alunos, trabalhadores/as do corpo técnico, docentes ou investigadores/as da Universidade de Coimbra no contexto da atividade ou que apresentem qualquer tipo de vínculo académico ou funcional a esta Universidade.

Reconhecimento – Corpo Técnico

A Universidade de Coimbra tem um conjunto de mecanismos que permite o reconhecimento da excelência do desempenho do seu corpo técnico, tais como:

  • Semana da Qualidade – Boas Práticas - No contexto da celebração do Dia Mundial da Qualidade, a Universidade de Coimbra organiza a Semana da Qualidade com um conjunto de iniciativas, entre elas, uma sessão dedicada à partilha de projetos e iniciativas que têm contribuído para melhorar a eficiência, eficácia e qualidade das atividades desenvolvidas na UC. Esta sessão constitui uma medida concreta de reconhecimento e recompensa institucional, homenageando publicamente os/as trabalhadores/as que contribuíram para essas boas práticas.
  • Bolsa de Formadores Internos (BFI) - Os/as trabalhadores/as da Universidade de Coimbra, com vínculo de emprego público, podem ser formadores/as da UC, integrando a BFI. Esta Bolsa constitui uma medida de reconhecimento e valorização do mérito, ao identificar e recompensar trabalhadores/as que detém conhecimentos e competências especializadas. Se tem interesse em fazer parte da BFI, consulte mais informação na página web do SGRH.
  • O Prémio de Inovação J. Norberto Pires visa estimular e reconhecer iniciativas inovadoras concebidas e desenvolvidas por alunos, trabalhadores/as do corpo técnico, docentes ou investigadores/as da Universidade de Coimbra no contexto da atividade ou que apresentem qualquer tipo de vínculo académico ou funcional a esta Universidade.