Política, Princípios e Valores

Política de Conciliação, Bem-Estar e Felicidade Organizacional

A Universidade de Coimbra está empenhada em criar um ambiente de trabalho positivo, acolhedor e estimulante, onde os/as seus/suas trabalhadores/as e colaboradores/as se sintam valorizados/as, respeitados/as e felizes, fomentando o equilíbrio dos seus compromissos profissionais, pessoais e familiares, no respeito pela satisfação das exigências legais, normativas e regulamentares, em harmonia com as Linhas de Orientação plasmadas no seu Plano Estratégico.

Este compromisso traduz-se em medidas concretas de promoção do bem-estar, da satisfação e da felicidade das suas Pessoas, apoiando-as na gestão do seu tempo e responsabilidades profissionais, pessoais e familiares, assumindo que este é um elemento-chave para o sucesso e a sustentabilidade da instituição. A Política de Conciliação, Bem-Estar e Felicidade Organizacional está assente nos seguintes Princípios & Valores:

Abertura ao Mundo, Diálogo & Cooperação

A UC é transparente nas suas políticas, decisões e atividades, dando-as a conhecer, comunicando de forma aberta e transparente com as Partes Interessadas e com o mundo que a rodeia, partilhando a missão e visão junto de todas as suas Pessoas, envolvendo-as na definição da sua estratégia.

Igualdade, Inclusão, Liberdade de Opinião, Tolerância, Direito à Diferença e Não-discriminação

A UC respeita o princípio da não-discriminação, garantindo que todas as Pessoas são tratadas com a mesma dignidade social, respeitando, considerando e respondendo aos interesses das suas Partes Interessadas.

Ética

A UC age de forma ética, com base em valores de honestidade, equidade e integridade, promovendo comportamentos éticos e inspirando confiança e orgulho nas suas Partes Interessadas.

Valorização das Pessoas, Reconhecimento e Promoção do Mérito

A UC reconhece as diferenças individuais como uma força, tendo-as em conta em todas as áreas de atuação.

Responsabilidade Social e Sustentabilidade

A UC reconhece as Pessoas como parte de um sistema abrangente com elementos interatuantes e interdependentes, assumindo a responsabilidade pelo seu impacte nas Partes Interessadas, na Economia e na Sociedade, criando condições de trabalho promotoras da saúde, segurança, bem-estar e felicidade organizacional, considerando a satisfação das necessidades pessoais e/ou familiares das suas Pessoas.

A UC assume que a implementação da Política de Conciliação, Bem-Estar e Felicidade Organizacional é uma responsabilidade de todos/as os/as trabalhadores/as e colaboradores/as da UC, em especial dos órgãos de gestão e dirigentes, refletindo os resultados da auscultação das suas Pessoas. Esta Política é monitorizada e avaliada regularmente, com vista à melhoria contínua do Sistema de Gestão, promovendo a sua adequação e eficácia.