Sessão final do Acelera@UC destaca projetos inovadores
O programa contou com a participação de cinco equipas, envolvendo 13 participantes de diferentes áreas científicas.
Terminou mais uma edição do Acelera@UC, programa promovido pela UC Business, com o apoio do INOVC+, que visa apoiar a valorização e a transferência de tecnologia e conhecimento gerado na instituição. Este ano, sob o mote "Do laboratório ao mercado", o programa contou com a participação de cinco equipas, envolvendo 13 participantes de diferentes áreas científicas, como ciências da vida, saúde, agroalimentar e sustentabilidade.
A edição de 2025 culminou com a sessão final de apresentação pública dos projetos (pitch), tendo sido distinguido como vencedor o projeto BoxNest — uma solução inovadora no setor agroalimentar, focada no desenvolvimento de um material totalmente biodegradável e de origem natural a ser utilizado em culturas hidropónicas como suporte para a germinação e desenvolvimento das plantas.
Para além do projeto vencedor, o júri atribuiu ainda duas menções honrosas:
-
NeWLoife: projeto na área da sustentabilidade, que propõe um processo de regeneração de óleos lubrificantes usados;
-
COROedItor: projeto na área da saúde, que apresenta uma tecnologia de terapia génica com potencial para modificar o curso da Coroideremia, uma doença hereditária e degenerativa da retina, impedindo a sua progressão.
O Acelera@UC é dirigido a membros da comunidade UC — docentes, investigadores e estudantes — com invenções e tecnologias com potencial de comercialização. O programa inclui sessões de formação presenciais, combinadas com mentorias especializadas, orientadas para o desenvolvimento de competências de valorização e comunicação das tecnologias, culminando na apresentação final dos projetos.
Reveja o vídeo da sessão final do Acelera@UC 2025!