Universidade de Coimbra apresenta tecnologia inovadora na Tektónica 2025
A Tektónica, feira de referência do setor da construção, continua a crescer e a inovar a cada edição.
No âmbito do projeto Inov C+, a Universidade de Coimbra participa na Tektónica 2025 com a tecnologia Nanofire, uma solução de elevado valor acrescentado para o setor da construção. Desenvolvida com recurso a nanopartículas inovadoras, a Nanofire apresenta um forte potencial para reforçar a resistência mecânica e o desempenho térmico de materiais como o cimento, gesso e outros aglutinantes, permitindo aplicações versáteis e avanços significativos em engenharia civil.
A Tektónica, feira de referência do setor da construção, continua a crescer e a inovar a cada edição. Em 2025, expande-se para três pavilhões e regista um aumento de 20% no número de expositores face à edição anterior, contando com a participação de cerca de 400 empresas nacionais e internacionais. Introduz ainda dois novos setores estratégicos: Novos Sistemas Construtivos e Materiais, com enfoque em soluções sustentáveis, e Smart Building, dedicado à construção e gestão inteligente de edifícios.
O INOVC+ é um programa estratégico para a Região Centro que consiste na implementação e consolidação de um Ecossistema de Inovação para a Transferência de Conhecimento e Tecnologia que, num contexto de trabalho em rede de 23 parceiros, potencie a valorização e a transferência de conhecimento e de resultados de I&D+I para a economia regional, sendo uma continuidade dos anteriores programas InovC, InovC 2020 e InovC+. O projeto tem uma duração de 30 meses e um investimento total elegível de cerca 4,1 milhões de euros, cofinanciado a 85% pelo CENTRO 2030, Portugal 2030 e pela União Europeia, Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.