Negociação
Após o desenvolvimento da Oferta Tecnológica e apresentação às empresas/entidades interessadas na tecnologia, inicia-se o processo de Negociação junto das mesmas, que pretende estabelecer um conjunto de princípios que conduzirão os desenvolvimentos futuros.
Licenciamento / Transmissão a Spin-Offs ou Empresas no Mercado
Dependendo do tipo e do estado de desenvolvimento da tecnologia, esta negociação pode ser feita com uma spin-off ou com uma empresa já existente no mercado. Muitas vezes, é constituída uma spin-off para a valorização e comercialização da tecnologia específica que foi desenvolvida no seio da UC. Noutros casos, essa valorização e comercialização é feita diretamente com empresas já existentes.
Em ambos os casos, e tendo a tecnologia dado origem a uma patente (por exemplo), essa negociação passa pelo licenciamento (autorização de exploração, sem perda da titularidade - total ou parcial, exclusiva ou não exclusiva, etc.) ou pela transmissão (venda, com consequente perda da titularidade) desse direito à spin-off ou empresa pré-existente, para sua comercialização.
Quando existe licenciamento da patente, terão de ser acordados os territórios de interesse, a tipologia e a duração dessa licença, e a UC receberá uma percentagem de royalties, ou seja, uma parte dos lucros provenientes da exploração da tecnologia alvo dessa patente.
Investigação Patrocinada pela Indústria
Há casos em que a Negociação com o tecido industrial abre caminho para outras parcerias Universidade-Indústria. Um exemplo disso é a Investigação Patrocinada pela Indústria, ou seja, casos em que é o tecido empresarial que, identificando dentro de si problemas/necessidades específicos, financia a investigação universitária, com o objetivo de encontrar soluções capazes de colmatar esses problemas/necessidades. Existe, pois, uma parceria em dois sentidos: as universidades contactam as empresas para exploração das suas tecnologias inovadoras e as empresas procuram as universidades para o desenvolvimento de novas tecnologias.