/ CNCG

Preparar para a docência em ambientes digitais e a distância (2.ª edição)

INFORMAÇÕES: Sessão de abertura (presencial): 14 de fevereiro 2025 (17:00 - 19:30 - integra a sessão presencial do tema 1)

Créditos
3.5 ECTS
Duração
95 horas
Vagas
50
Regime/Local
Ensino misto (b-learning)
Idioma(s) de ensino
Português
Financiamento
Outro

Próxima edição

Período de inscrições

06/01/2025 a 19/01/2025

Realização do curso

14/02/2025 a 03/07/2025

Apresentação

O curso “Preparar para a Docência em Ambientes Digitais e a Distância”, tem como objetivo central a promoção de competências pedagógicas no âmbito do ensino em ambientes digitais e a distância, sendo destinado ao corpo docente da Universidade de Coimbra. Com uma carga horária total de 95 horas, executa-se em regime misto, com componente a distância, síncrona e assíncrona, e com componenete presencial.

A modalidade a distância (e-learning) será executada no Espaço de Aprendizagem na plataformas digitais da Universidade de Coimbra (acessíveis em UCTeacher/UCStudent). A modalidade presencial executar-se-á em contexto de sala de aula, tendo maioritariamente por base a análise de casos pedagógicos e o trabalho de grupo.

A metodologia geral do curso apoia-se em estratégias construtivistas de natureza reflexiva e colaborativa: a componente online será maioritariamente de natureza assíncrona, e será dedicada à apropriação de conteúdos teóricos fundamentais, havendo também possibilidade de existirem sessões síncronas; as sessões presenciais são destinadas à aplicação e aquisição de competências práticas com recurso a metodologias interativas e colaborativas, através da exploração de casos pedagógicos.

O curso está organizado segundo uma estrutura modular sequencial, com objetivos, conteúdos e atividades específicas em cada módulo. Cada módulo tem uma calendarização própria, com datas de início e fim devidamente estabelecidas de acordo com um cronograma.

Os conteúdos são apresentados em formato texto, imagem/esquema e vídeo, pressupondo-se uma aprendizagem ativa do/da docente da UC, que deve apropriar-se dos conteúdos, executar as tarefas propostas e refletir criticamente com os demais colegas acerca das temáticas em análise.

No contexto da componente online, estão previstas ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona. Relativamente à componente online assíncrona, determina-se flexibilidade no acesso e execução das tarefas, permitindo que os/as docentes da UC organizem e adequem os seus horários de trabalho em função das atividades que são propostas. Os/as docentes da UC são convidados/as a trabalhar em grupos, não sendo obrigatório que sejam das mesmas áreas disciplinares, por forma a que possam ser trazidas para a situação de partilha, diferentes perspetivas e diferentes formas de abordagem. Procurar-se-á constituir uma comunidade virtual de aprendizagem, na qual os docentes da UC interagem, trocam experiências e adquirem competências colaborativamente e entre pares.

A componente online terá o acompanhamento científico e técnico-pedagógico dos docentes responsáveis pelo curso e pela equipa do Núcleo de Ensino a Distância da Universidade de Coimbra. As sessões presenciais serão dedicadas à análise e discussão dos casos pedagógicos e/ou das tarefas recomendadas na componente online.

Informações através do email info.uc_d[@]uc.pt.

Objetivos

Este curso pretende dotar os docentes da Universidade de Coimbra (UC) dos conhecimentos e competências necessárias para a aplicar com sucesso, e de forma inovadora, práticas pedagógicas alinhadas com as metodologias híbridas de ensino-aprendizagem.

Competências a desenvolver

  • Refletir sobre práticas pedagógicas em ambientes digitais e a distância;
  • Aplicar metodologias de ensino consolidadas e orientadas para o contexto de ambientes digitais e a distância;
  • Conhecer as especificidades comunicacionais decorrentes dos ambientes de ensino-aprendizagem digitais e a distância;
  • Refletir acerca dos diferentes níveis de planificação pedagógica requeridos em contextos mistos de ensino-aprendizagem;
  • Planificar uma unidade curricular em modalidade mista de ensino;
  • Desenhar atividades pedagógicas para ambientes digitais e mistos de ensino-aprendizagem;
  • Refletir acerca da importância do feedback enquanto estratégia de aprendizagem;
  • Aplicar estratégias de avaliação alinhadas com as especificidades dos ambientes mistos de ensino-aprendizagem;
  • Selecionar recursos pedagógicos adequados ao ensino-aprendizagem em ambientes mistos;
  • Conhecer as potencialidades das plataformas digitais UC para o ensino-aprendizagem em ambientes mistos.

Condições de acesso

Ser Docente da Universidade de Coimbra e, sempre que se afigure necessário e em condições a considerar pela coordenação do curso, ser docente de outras IES que tenham cursos em associação com a UC e que neles lecionem.

Apresentação de motivação (campo específico na área de candidatura do Inforestudante) que explicite:

  • Unidade Orgânica da Universidade de Coimbra a que pertence
  • Área Científica 
  • Experiência de docência em ambientes digitais e a distância (excluindo a experiência exclusivamente remota ocorrida no contexto da pandemia). Por favor, especifique.
  • Se apresentou proposta, ou pretende apresentar, de Unidade Curricular ou Ciclo de Estudos com componente a distância ou não presencial (critério de priorização).
  • Que expectativas tem relativamente ao curso a que se candidata. 

Metodologia (organização e funcionamento do curso)

A metodologia geral apoia-se em estratégias de aula invertida: a componente online assíncrona será dedicada à apropriação de conteúdos teóricos fundamentais; as sessões presenciais são destinadas à aplicação e aquisição de competências práticas com recurso a metodologias interativas e colaborativas, através da exploração de casos pedagógicos.

Pressupõe-se uma aprendizagem ativa, através da apropriação dos conteúdos, execução de tarefas e reflexão crítica e colaborativa acerca das temáticas em análise.

O processo de avaliação será formativo e contínuo, pressupondo a execução das atividades propostas.

O curso será acompanhado permanentemente pela equipa responsável pela dinamização da aprendizagem, feedback, envolvimento do docente da UC no curso e monitorização da sua progressão ao longo do mesmo.

No final do curso, o docente que tenha participado em 80% das sessões e tenha realizado as atividades obrigatórias propostas, terá acesso a um diploma de conclusão de curso.

Área científica predominante

Formação de professores/formadores e ciências da educação

Línguas de aprendizagem/avaliação

Português

Plano de estudos

1 Módulo 1. Docência em ambientes digitais e a distância (16 horas)


Início: 14 fevereiro 2025

Fim: 14 março 2025


O módulo tem uma carga horária total de 16 horas em modalidade b-learning, com componente síncrona a assíncrona, e em modalidade presencial.

Sessão de abertura (presencial): 14 de fevereiro 2025 (17:00 - 19:30 - integra a sessão presencial do tema 1) | Auditório Híbrido do 2.º piso do edifício da FMUC no Pólo I

Tema 1.1. Estratégia para a dinamização e enquadramento do EaD na UC (3 horas: 2h presencial + 1h assíncrono) [Sílvia Nolan | Coordenadora | Núcleo de Ensino a Distância da Universidade de Coimbra]

  • Sessão Presencial - 14 de fevereiro 2025 (17:30-19:30 - integrada na sessão de abertura) | Auditório Híbrido do 2.º piso do edifício da FMUC no Pólo I

Tema 1.2: Introdução ao ensino em ambientes digitais e a distância (5 horas assíncrono) [Joana Neto | Consultora Técnico-Pedagógica | Núcleo de Ensino a Distância da Universidade de Coimbra]

  • Assíncrono: 19 a 25 fevereiro 2025 | UC Cursos Digitais

Tema 1.3. Modelos pedagógicos virtuais (4 horas assíncrono) [Joana Neto | Consultora Técnico-Pedagógica | Núcleo de Ensino a Distância da Universidade de Coimbra]

  • Assíncrono: 26 fevereiro 2025 a 05 de março 2025 | UC Cursos Digitais

Tema 1.4. Mudanças e especificidades pedagógicas e os desafios da docência online ou em ambientes mistos (4 horas: 2h presencial + 1h síncrono + 1h assíncrono)  [Neuza Pedro | Professora Auxiliar com Agregação | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa]

  • Sessão Presencial: 6 março 2025 (14:00 - 16:00) | Sala C5.3 - Departamento de Engenharia Informática (Pólo II)
  • Sessão Síncrona: 13 março 2025 (13:00 - 14:00) 

2 Módulo 2. Recursos Educativos Digitais (33 horas)


Início: 17 março 2025

Fim: 30 abril 2025


O módulo tem uma carga horária total de 33 horas em modalidade b-learning, com componente síncrona a assíncrona, e em modalidade presencial.

Tema 2.1. Ferramentas Pacote Virtual (3 horas presencial) [Jorge Gamito | UC Framework]

  • Sessão Presencial: 18 março 2025 (14:00 -17:00) | Auditório Híbrido do 2.º piso do edifício da FMUC no Pólo I

Tema 2.2. Salas Híbridas (3 horas presencial) [Jorge Gamito | UC Framework]

  • Sessão Presencial: 21 março 2025 (9:30-12:30) | Auditório Híbrido do 2.º piso do edifício da FMUC no Pólo I

Tema 2.3. Ambiente virtual de aprendizagem: funcionalidades e configurações gerais (7 horas: 3h presenciais + 4h assíncronas) [Jorge Gamito | UC Framework]

  • Sessão Presencial: 25 março 2025 (14:00-17:00) | Auditório Híbrido do 2.º piso do edifício da FMUC no Pólo I

Tema 2.4. Planeamento, produção e utilização do vídeo enquanto recursos audiovisual digital em contexto pedagógico (20 horas = 11h assíncronas + 9h presenciais) [André Jerónimo | Designer | Núcleo de Ensino a Distância da Universidade de Coimbra]

  • Sessão Presencial: 02 de abril 2025 (14:00 - 17:00) | Sala C5.3 - Departamento de Engenharia Informática (Pólo II)
  • Sessão Presencial: 11 de abril 2025 (14:00 - 17:00) | Sala D18 - Departamento de Física (Pólo I)
  • Sessão Presencial: 24 de abril 2025 (14:00 - 17:00) | Sala C5.3 - Departamento de Engenharia Informática (Pólo II)

3 Módulo 3. Planificação, implementação, comunicação e avaliação em contextos digitais e a distância (36 horas)


Início: 05 maio 2025

Fim: 25 junho 2025


O módulo tem uma carga horária total de 36 horas em modalidade b-learning, com componente síncrona a assíncrona, e em modalidade presencial.


Tema 3.1. Questões pedagógicas e uso de tecnologias (4 horas: 2h presencial +1h síncrono + 1h assíncrono) [Ana Amélia Carvalho | Professora Catedrática | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra]

  • Sessão Presencial: 6 maio 2025 (14:00 - 16:00)  | Auditório 2 (Student Hub) do r/c do edifício da FMUC no Pólo I 
  • Sessão Síncrona: 9 maio 2025 (14:30 - 15:30) | UC Meetings

Tema 3.2. Comunicação e interação em ambientes mistos online (4 horas: 1h síncrono + 3h assíncrono) [Inês Amaral | Professora Associada | Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra]

  • Sessão Síncrona: 16 maio 2025 (18:00 - 19:00) | UC Meetings

Tema 3.3. Estratégias de avaliação e feedback em ambientes mistos (4 horas: 1h síncrono + 3h assíncrono) [Sara Trindade | Professora Auxiliar | Faculdade de Letras da Universidade do Porto | Investigadora CEIS20]

  • Sessão Síncrona: 21 maio 2025 (18:00 - 19:00) | UC Meetings

Tema 3.4. Processo de criação de curso com componente não presencial (4 horas: 2h presenciais + 2h assíncronas) [Sílvia Nolan | Coordenadora | Núcleo de Ensino a Distância da Universidade de Coimbra]

  • Sessão Presencial: 28 maio 2025 (14:00 - 16:00) | Sala 4.1 - Departamento de Matemática (Pólo I)

Tema 3.5. Planificação do processo de ensino-aprendizagem (8 horas: 2h presenciais + 6h assíncronas) [Joana Neto | Consultora Técnico-Pedagógica | Núcleo de Ensino a Distância da Universidade de Coimbra]

  • Sessão Presencial: 28 maio 2025 (16:00 - 18:00) | Sala 4.1 - Departamento de Matemática (Pólo I)

Tema 3.6. Desenvolvimento e implementação de e-conteúdos, e-atividades e e-recursos (12 horas: 4h presenciais + 8h assíncronas) [Joana Neto | Consultora Técnico-Pedagógica | Núcleo de Ensino a Distância da Universidade de Coimbra]

  • Sessão Presencial: 6 junho 2025 (14:00 - 16:00) | Sala C5.3 - Departamento de Engenharia Informática (Pólo II)
  • Sessão Presencial: 17 junho 2025 (14:00 - 16:00) | Sala D18 - Departamento de Física (Pólo I)
  • Sessão Presencial de apoio ao desenvolvimento de atividades | Facultativa: 24 junho 2025 (14:00 - 15:00) | Sala D18 - Departamento de Física (Pólo I)

4 Módulo 4. Partilhas Pedagógicas (10 horas)


Início: 26 junho 2025

Fim: 03 julho 2025


O módulo tem uma carga horária total de 10 horas distribuídas por três sessões presenciais.

  • Tutoria e apoio ao desenvolvimento de atividades | Facultativas (4h)
  • Apresentação e partilha de trabalhos (9h)
  • Encerramento (1h)
  • Sessão Presencial de apoio ao desenvolvimento de atividades | 2 sessões facultativas: 26 junho 2025 (10:30-11:30; 11:30-12:30) | Sala 4.1 - Departamento de Matemática (Pólo I)
  • Apresentação e partilha de trabalhos: 27 junho 2025 (14:30 -17:30) | Auditório Híbrido do 2.º piso do edifício da FMUC no Pólo I
  • Apresentação e partilha de trabalhos: 30 junho 2025 (9:30 - 12:30) | Auditório Híbrido do 2.º piso do edifício da FMUC no Pólo I
  • Sessão Presencial de apoio ao desenvolvimento de atividades | 2 sessões facultativas: 01 julho 2025 (14:30 - 15:30; 15:30 - 16:30) | Sala C5.3 - Departamento de Engenharia Informática (Pólo II)
  • Apresentação e partilha de trabalhos: 02 julho (14:30 - 17:30) | Auditório Híbrido do 2.º piso do edifício da FMUC no Pólo I
  • Encerramento: 03 julho 2025 (17:00 - 18:00) | Auditório Híbrido do 2.º piso do edifício da FMUC no Pólo I 

Bibliografia

  • Amante, L. & Oliveira, I. (coord.) (2016). Avaliação das aprendizagens [Em linha] : perspetivas, contextos e práticas. Lisboa : Universidade Aberta. LE@D. ISBN 978-972-674-790-1
  • Ambrose, S., Bridges, M., Lovett, M., DiPietro, M., & Norman, M (2010). How Learning Works: Seven Research-Based Principles for Smart Teaching., San Francisco: Jossey-Bass.
  • Carvalho, A. A. (Org.) (2022). Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais Digitais. São Luís do Maranhão: FAPEMA. http://hdl.handle.net/10316/107757 
  • Decreto-Lei n.º 133/2019 de 3 de setembro da Presidência de Conselho de Ministros. Diário da República: Série I, n.º 168.
  • Gustafson, K. & Branch, R. M. (2002). What is instructional design? In R. A. Reiser & J. A. Moore, J. L., Dickson‐Deane, C. & Galyen, K.(2011) E‐learning, online learning, and distance learning environments: Are they the same? The Internet and Higher Education, 14, 129–135.
  • Nolan, S. (2021). "Ensino a distância e ensino remoto: diferentes objetivos, diferentes abordagens. In Albuquerque, C. & Reis, F. (Coords.) O admirável mundo novo – Educação Superior em ambientes híbridos. UC e Sthem: 50-58.
  • Pedrosa, S., & Neto, J. (2011). “Conceção e Desenvolvimento de Cursos Online – Estratégias Instrutivas utilizadas no ED.UC”. In Moreira, A. et al. (Editors) Old meets new: Media in Education – Proceedings of the 61st International Council for Educational Media and the XIII International Symposium on Computers Education (ICEM&SIIE'2011) Joint Conference (p.146 - 155). Aveiro, 28 – 30 setembro.

Ficheiros

Promotores

Instituições de ensino de superior

Universidade de Coimbra

Unidade(s) orgânica(s)

Reitoria

Certificação

No final do curso, o docente que tenha participado em 80% das sessões e tenha realizado as atividades obrigatórias propostas, terá acesso a um diploma de conclusão de curso.

Informações através do email info.uc_d[@]uc.pt.