INFORMAÇÕES: Sessão de abertura (presencial): 14 de fevereiro 2025 (17:00 - 19:30 - integra a sessão presencial do tema 1)
Próxima edição
06/01/2025 a 19/01/2025
14/02/2025 a 03/07/2025
Apresentação
O curso “Preparar para a Docência em Ambientes Digitais e a Distância”, tem como objetivo central a promoção de competências pedagógicas no âmbito do ensino em ambientes digitais e a distância, sendo destinado ao corpo docente da Universidade de Coimbra. Com uma carga horária total de 95 horas, executa-se em regime misto, com componente a distância, síncrona e assíncrona, e com componenete presencial.
A modalidade a distância (e-learning) será executada no Espaço de Aprendizagem na plataformas digitais da Universidade de Coimbra (acessíveis em UCTeacher/UCStudent). A modalidade presencial executar-se-á em contexto de sala de aula, tendo maioritariamente por base a análise de casos pedagógicos e o trabalho de grupo.
A metodologia geral do curso apoia-se em estratégias construtivistas de natureza reflexiva e colaborativa: a componente online será maioritariamente de natureza assíncrona, e será dedicada à apropriação de conteúdos teóricos fundamentais, havendo também possibilidade de existirem sessões síncronas; as sessões presenciais são destinadas à aplicação e aquisição de competências práticas com recurso a metodologias interativas e colaborativas, através da exploração de casos pedagógicos.
O curso está organizado segundo uma estrutura modular sequencial, com objetivos, conteúdos e atividades específicas em cada módulo. Cada módulo tem uma calendarização própria, com datas de início e fim devidamente estabelecidas de acordo com um cronograma.
Os conteúdos são apresentados em formato texto, imagem/esquema e vídeo, pressupondo-se uma aprendizagem ativa do/da docente da UC, que deve apropriar-se dos conteúdos, executar as tarefas propostas e refletir criticamente com os demais colegas acerca das temáticas em análise.
No contexto da componente online, estão previstas ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona. Relativamente à componente online assíncrona, determina-se flexibilidade no acesso e execução das tarefas, permitindo que os/as docentes da UC organizem e adequem os seus horários de trabalho em função das atividades que são propostas. Os/as docentes da UC são convidados/as a trabalhar em grupos, não sendo obrigatório que sejam das mesmas áreas disciplinares, por forma a que possam ser trazidas para a situação de partilha, diferentes perspetivas e diferentes formas de abordagem. Procurar-se-á constituir uma comunidade virtual de aprendizagem, na qual os docentes da UC interagem, trocam experiências e adquirem competências colaborativamente e entre pares.
A componente online terá o acompanhamento científico e técnico-pedagógico dos docentes responsáveis pelo curso e pela equipa do Núcleo de Ensino a Distância da Universidade de Coimbra. As sessões presenciais serão dedicadas à análise e discussão dos casos pedagógicos e/ou das tarefas recomendadas na componente online.
Informações através do email info.uc_d[@]uc.pt.
Objetivos
Este curso pretende dotar os docentes da Universidade de Coimbra (UC) dos conhecimentos e competências necessárias para a aplicar com sucesso, e de forma inovadora, práticas pedagógicas alinhadas com as metodologias híbridas de ensino-aprendizagem.
Competências a desenvolver
- Refletir sobre práticas pedagógicas em ambientes digitais e a distância;
- Aplicar metodologias de ensino consolidadas e orientadas para o contexto de ambientes digitais e a distância;
- Conhecer as especificidades comunicacionais decorrentes dos ambientes de ensino-aprendizagem digitais e a distância;
- Refletir acerca dos diferentes níveis de planificação pedagógica requeridos em contextos mistos de ensino-aprendizagem;
- Planificar uma unidade curricular em modalidade mista de ensino;
- Desenhar atividades pedagógicas para ambientes digitais e mistos de ensino-aprendizagem;
- Refletir acerca da importância do feedback enquanto estratégia de aprendizagem;
- Aplicar estratégias de avaliação alinhadas com as especificidades dos ambientes mistos de ensino-aprendizagem;
- Selecionar recursos pedagógicos adequados ao ensino-aprendizagem em ambientes mistos;
- Conhecer as potencialidades das plataformas digitais UC para o ensino-aprendizagem em ambientes mistos.
Condições de acesso
Ser Docente da Universidade de Coimbra e, sempre que se afigure necessário e em condições a considerar pela coordenação do curso, ser docente de outras IES que tenham cursos em associação com a UC e que neles lecionem.
Apresentação de motivação (campo específico na área de candidatura do Inforestudante) que explicite:
- Unidade Orgânica da Universidade de Coimbra a que pertence
- Área Científica
- Experiência de docência em ambientes digitais e a distância (excluindo a experiência exclusivamente remota ocorrida no contexto da pandemia). Por favor, especifique.
- Se apresentou proposta, ou pretende apresentar, de Unidade Curricular ou Ciclo de Estudos com componente a distância ou não presencial (critério de priorização).
- Que expectativas tem relativamente ao curso a que se candidata.
Metodologia (organização e funcionamento do curso)
A metodologia geral apoia-se em estratégias de aula invertida: a componente online assíncrona será dedicada à apropriação de conteúdos teóricos fundamentais; as sessões presenciais são destinadas à aplicação e aquisição de competências práticas com recurso a metodologias interativas e colaborativas, através da exploração de casos pedagógicos.
Pressupõe-se uma aprendizagem ativa, através da apropriação dos conteúdos, execução de tarefas e reflexão crítica e colaborativa acerca das temáticas em análise.
O processo de avaliação será formativo e contínuo, pressupondo a execução das atividades propostas.
O curso será acompanhado permanentemente pela equipa responsável pela dinamização da aprendizagem, feedback, envolvimento do docente da UC no curso e monitorização da sua progressão ao longo do mesmo.
No final do curso, o docente que tenha participado em 80% das sessões e tenha realizado as atividades obrigatórias propostas, terá acesso a um diploma de conclusão de curso.
Área científica predominante
Línguas de aprendizagem/avaliação
Português
Plano de estudos
Bibliografia
- Amante, L. & Oliveira, I. (coord.) (2016). Avaliação das aprendizagens [Em linha] : perspetivas, contextos e práticas. Lisboa : Universidade Aberta. LE@D. ISBN 978-972-674-790-1
- Ambrose, S., Bridges, M., Lovett, M., DiPietro, M., & Norman, M (2010). How Learning Works: Seven Research-Based Principles for Smart Teaching., San Francisco: Jossey-Bass.
- Carvalho, A. A. (Org.) (2022). Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais Digitais. São Luís do Maranhão: FAPEMA. http://hdl.handle.net/10316/107757
- Decreto-Lei n.º 133/2019 de 3 de setembro da Presidência de Conselho de Ministros. Diário da República: Série I, n.º 168.
- Gustafson, K. & Branch, R. M. (2002). What is instructional design? In R. A. Reiser & J. A. Moore, J. L., Dickson‐Deane, C. & Galyen, K.(2011) E‐learning, online learning, and distance learning environments: Are they the same? The Internet and Higher Education, 14, 129–135.
- Nolan, S. (2021). "Ensino a distância e ensino remoto: diferentes objetivos, diferentes abordagens. In Albuquerque, C. & Reis, F. (Coords.) O admirável mundo novo – Educação Superior em ambientes híbridos. UC e Sthem: 50-58.
- Pedrosa, S., & Neto, J. (2011). “Conceção e Desenvolvimento de Cursos Online – Estratégias Instrutivas utilizadas no ED.UC”. In Moreira, A. et al. (Editors) Old meets new: Media in Education – Proceedings of the 61st International Council for Educational Media and the XIII International Symposium on Computers Education (ICEM&SIIE'2011) Joint Conference (p.146 - 155). Aveiro, 28 – 30 setembro.
Ficheiros
Promotores
Instituições de ensino de superior
Universidade de CoimbraUnidade(s) orgânica(s)
ReitoriaCertificação
No final do curso, o docente que tenha participado em 80% das sessões e tenha realizado as atividades obrigatórias propostas, terá acesso a um diploma de conclusão de curso.
Informações através do email info.uc_d[@]uc.pt.