/ Cursos / Outros cursos realizados

Cuidados em Fim de Vida a Pessoas Mais Velhas - Curso Introdutório (CFV)

Tipo de Formação Aprendizagem ao longo da vida

Modalidade de Formação Ensino a Distância (assíncrono)

Língua de Aprendizagem Português

N.º da Edição 2

N.º de horas 20 horas

Acreditação Cátedra Floriani de Cuidados Paliativos

Preço Gratuito

Datas importantes

Data de Início 04.11.2025

Data de Fim 09.12.2025

Contacto cursocuidadosfimdevida@fmed.uc.pt

Apresentação do curso

Este curso foi desenvolvido para quem está a cuidar ou possa vir a cuidar de pessoas mais velhas, à medida que estas ficam mais frágeis e se aproximam do fim de vida. Sabemos que cuidar de uma pessoa mais velha que se aproxima do fim de vida não é fácil.

Com isto em mente, este curso, originalmente desenvolvido em inglês pelo Projeto CARE Campus com o apoio da agência europeia EIT Health, foi agora atualizado e adaptado para português no âmbito da Cátedra Floriani em Cuidados Paliativos.

A Cátedra Floriani em Cuidados Paliativos da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra é financiada pela Fundação Floriani e pretende melhorar a educação, a investigação e a sensibilização do público para os cuidados paliativos em Portugal. A Fundação Floriani é uma instituição italiana que há mais de 40 anos se dedica a melhorar o cuidado e a assistência a pessoas com doenças incuráveis.

Este curso dá a oportunidade aos formandos de aprender e de se prepararem para apoiar alguém que esteja nesta importante fase da vida, bem como todos os que rodeiam essa pessoa.

As grandes questões que este curso pretende abordar são: O que significa fim de vida? Quais são os sintomas e problemas mais frequentes no fim de vida? Os cuidados são diferentes quando cuidamos de alguém nesta fase da vida? O que é necessário fazer imediatamente antes e depois da pessoa morrer? Como é que fazemos o luto?

Durante o curso é pedido aos formandos que reflitam sobre os tópicos apresentados e sobre as suas próprias experiências, que vejam e analisem os materiais fornecidos, tais como os vídeos e os textos, e realizem as atividades sugeridas.

Destinatários

Este curso é destinado principalmente a cuidadores informais que estejam a cuidar ou possam vir a cuidar de pessoas mais velhas, à medida que estas ficam mais frágeis e se aproximam do fim de vida. Também pode ser útil para profissionais de saúde e de apoio social, ou membros do público em geral com interesse no tema.

Fatores de diferenciação

O presente curso foca nos cuidados a pessoas mais velhas em fim de vida, dando a oportunidade aos formandos de aprenderem e se prepararem para apoiar alguém nessa importante fase da vida. Os formandos aprenderão como identificar e dar resposta aos problemas e sintomas mais frequentes no fim de vida.

Objetivos

No fim deste curso, o formando deve ser capaz de:

  • Identificar e descrever as características essenciais do contexto de fim de vida.
  • Listar e descrever os sintomas e alterações físicas mais frequentes, bem como questões psicológicas, sociais e espirituais.
  • Reconhecer as situações para as quais é necessário pedir ajuda profissional.
  • Reconhecer a iminência da morte e descrever que cuidados são necessários nessa fase.
  • Reconhecer e descrever os sinais de luto.

Conteúdos Programáticos

Módulo 1. O que significa fim de vida?

Módulo 2. Sintomas mais frequentes

Módulo 3. Aspetos psicossociais e espirituais

Módulo 4. O que esperar nos últimos dias de vida

Módulo 5. Perda e luto

Metodologia

Cuidados em Fim de Vida a Pessoas mais Velhas – Curso Introdutório é um curso gratuito, online e totalmente a distância (e-learning). Tem duração de 20 horas, consiste em 5 módulos que abordam diferentes conteúdos, todos relevantes para o tema do fim de vida. Cada módulo corresponde a 1 semana e o esforço de aprendizagem é de 3 a 4 horas de trabalho por semana, podendo o formando gerir a aprendizagem ao seu próprio ritmo.

A metodologia do curso é baseada na aprendizagem ativa do formando, através da exploração dos conteúdos e recursos disponíveis na plataforma. A autonomia e o pensamento crítico são promovidos através da leitura e interpretação de textos, compreensão de materiais audiovisuais e reflexões individuais. Embora se recomende uma dedicação ao curso de 3 a 4 horas por semana, este é baseado numa estratégia de aprendizagem ao próprio ritmo, não havendo um cronograma específico que o formando deva seguir. Assim, o formando pode aceder à plataforma em qualquer horário e realizar as atividades propostas em qualquer data, dentro do limite temporal de execução do curso, já que este promove um trabalho de aprendizagem individual e de reflexão.

A avaliação incide apenas em aspetos cognitivos relacionados com o conhecimento, ou seja, o foco do curso é a aquisição de informação e noções sobre cuidados em fim de vida. A progressão pelos diferentes módulos depende do nível de proficiência, devendo o formando obter um mínimo de 50% de respostas corretas no teste de cada módulo, para conseguir prosseguir para o módulo seguinte.

Abordagens de ensino e aprendizagem:

  • Pequenos vídeos – vídeos feitos por especialistas com explicações teóricas e sobre os conceitos chave.
  • Reflexões individuais – o formando poderá pensar e refletir sobre as suas próprias experiências relacionadas com os tópicos do curso.

Avaliação

Cada módulo do curso inclui atividades de avaliação (pequenos testes) relacionadas com o conteúdo dos materiais de leitura e das palestras em vídeo. As respostas corretas, bem como os comentários explicativos mais detalhados, ser-lhe-ão disponibilizados apenas depois de submeter as suas respostas através do sistema de feedback automático da plataforma. A progressão do formando para o módulo seguinte depende da aprovação na avaliação no módulo anterior.

As atividades de avaliação são testes individuais que irão verificar qual o conhecimento factual adquirido.

No final do curso, todos os participantes que obtiverem um aproveitamento mínimo de 50% de respostas corretas nas avaliações podem pedir o seu certificado.

Certificação

O certificado será emitido pela Cátedra Floriani de Cuidados Paliativos da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e enviado por email, no prazo de duas semanas após o encerramento do curso, aos formandos que tenham sido aprovados e preencham o Inquérito de Satisfação no final do curso.

Docentes

Bárbara Gomes
Coordenadora

Bárbara é uma investigadora especializada na validação de cuidados, assegurando que estes correspondem às expectativas, necessidades, preferências e prioridades das pessoas que deles usufruem. É investigadora na Universidade de Coimbra e no King’s College em Londres. É consultora científica para a Fundação “la Caixa”. Com uma licenciatura em Psicologia e Saúde, tem Mestrado e Doutoramento em Cuidados Paliativos. Bárbara conduziu vários estudos na área dos Cuidados Paliativos e dos cuidados em fim de vida. Escreveu cerca de 69 publicações científicas, com mais de 3000 citações, e as suas investigações ajudaram a fundamentar melhorias nos cuidados e políticas de saúde, bem como no diálogo com o público e com os media sobre os Cuidados Paliativos e os cuidados em fim de vida, tanto na Europa como no mundo.

Mayra Delalibera

A Mayra é psicóloga clínica e investigadora em Cuidados Paliativos, com principal interesse no apoio aos cuidadores e no luto. É investigadora no grupo de investigação Cuidados Paliativos, Fim de Vida e Luto na Universidade de Coimbra. Licenciou-se em Psicologia, é mestre em Cuidados Paliativos (pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa), doutorada em Psicologia da Saúde (pelo ISPA) e tem formação especializada na área do luto. Lidera a linha de Apoio à Família da Cátedra Floriani em Cuidados Paliativos. É membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses e especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, membro do grupo de trabalho de Apoio no Luto da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e membro da direção da Associação InLuto – Associação Portuguesa de Cuidados Integrados no Luto.

Maja Furlan de Brito

A Maja é investigadora em Cuidados Paliativos, com principal interesse na qualidade do apoio no luto. É investigadora no grupo de investigação Cuidados Paliativos, de Fim de Vida e de Luto na Universidade de Coimbra e no King's College em Londres. Licenciou-se em psicologia, é mestre em cuidados paliativos (pelo King's College London) e doutoranda na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. É co-coordenadora de um dos grupos de trabalho do projeto EU NAVIGATE (EU Horizon Health) e leciona em vários cursos de mestrado em cuidados paliativos. É membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com especialização em psicologia clínica e da saúde. Tem formação especializada na área do luto, terapias cognitivas, comportamentais e integrativas. É membro do grupo de trabalho de Apoio no Luto da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, colaboradora do AIM Cancer Center e formadora da European School of Lifestyle Oncology (ambas na área do luto). É ainda membro da Coordenação Técnico-Científica do Observatório Português dos Cuidados Paliativos, onde é responsável para a área do luto.

Condições de acesso e ingresso

Apoios