Ensino a Distância da Universidade de Coimbra apresenta comunicação no SIIE2025

11 dezembro, 2025≈ 3 mins de leitura

O Núcleo de Ensino a Distância da Universidade de Coimbra (UC_D) esteve representado no SIIE2025 – Simpósio Internacional de Informática Educativa, um fórum internacional dedicado à apresentação e discussão de trabalhos e investigação sobre tecnologias de apoio à aprendizagem e suas aplicações práticas em contextos educativos. O evento decorreu na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV) nos dias 20, 21 e 22 de novembro, e pretendeu promover a aproximação entre investigadores, desenvolvedores, representantes institucionais e docentes, incentivando a partilha de perspetivas, conhecimento e experiências. A 27.ª edição do SIIE centrou-se nos impactos do desenvolvimento digital na educação, com especial destaque para a Inteligência Artificial Generativa e para as práticas de e-learning e b-learning.

Joana Neto e Sandra Pedrosa, consultoras pedagógicas do UC_D, desenvolveram o trabalho Instructional Strategies in Distance Education: A Critical Reflection on a Model for Designing and Developing Online Courses in a University Context after 15 Years of Practice and Transformation. O trabalho, apresentado na conferência por Joana Neto, resulta de uma revisão crítica do modelo de conceção e desenvolvimento de cursos online, originalmente apresentado pelas autoras na edição de 2011 do mesmo simpósio, evidenciando a evolução metodológica decorrente de 15 anos de prática profissional e processos de investigação-ação.

Esta é uma análise reflexiva ao modelo que tem fundamentado a conceção e desenvolvimento de cursos de ensino a distância promovidos pelo UC_D, integrando quatro eixos fundamentais: Revisão do Modelo Original, Estado da Arte Atual, Redesenho do Modelo e Reflexão sobre Aplicabilidade, propondo uma atualização alinhada com modelos pedagógicos contemporâneos centrados no estudante e na aprendizagem ativa, com contributos de abordagens como Design Thinking, Backward Design e Microlearning.

A participação da Universidade de Coimbra no SIIE2025 reforça o compromisso institucional com a inovação pedagógica, a qualidade do ensino a distância e a divulgação de práticas fundamentadas na investigação e na experiência profissional.

Partilhe