/ Unidades Curriculares Transversais

Empreendedorismo: Transformar Ideias em Negócios

Ano Letivo 2025-2026

Área Científica Gestão

Tipo Regime de formação adicional, isoladas ou lista aberta se o plano de estudos o permitir

Nível 2º ciclo - Mestrado

Modo de Ensino Misto / B-learning (online assíncrono e presencial)

Língua de Aprendizagem Inglês e Português

Duração 162 horas / Semestral (1º Semestre)

Créditos ECTS 6

Informação importante

Unidade curricular transversal (2.º ciclo) na área do Empreendedorismo, que pode ser frequentada em regime de formação adicional, isoladas ou lista aberta se o plano de estudos o permitir. Unidade curricular disponível no ato de inscrição, no ano letivo 2025-2026.

Ao increver-se na unidade curricular como formação adicional deve "Selecionar curso que contém a unidade curricular pretendida">"Nome"> "Unidades Curriculares de Formação Transversal - 2.º ciclo"

Preço

  • Formação adicional: gratuito
  • Lista aberta: gratuito
  • Disciplina isolada: 480€

Conhecimentos de base recomendados Domínio da língua inglesa de B1.

Apresentação do curso

A unidade curricular inicia os/as estudantes no domínio da inovação e empreendedorismo, pelo que é necessário que compreendam o processo de inovação para a geração e desenvolvimento de ideias que criam valor. Uma compreensão clara da noção de empreendedorismo permite que os/as estudantes percebam a sua importância económica e adquiram o gosto pela iniciativa pessoal, reduzindo o receio associado ao risco inerente ao lançamento de novos negócios. Assim, é apresentado um processo que torna uma ideia num negócio, baseado em filosofias de empreendedorismo, inovação, gestão e mitigação de risco reconhecidas como é o caso da Lean Startup. Os/as estudantes serão convidados/as ainda a identificar e mitigar os maiores riscos das suas ideias de negócio. Serão também abordados fundamentos essenciais como: as fases de uma start-up, formas de financiamento, propriedade intelectual e conceitos de gestão e liderança. Os/as estudantes serão ainda expostos a casos de sucesso do ecossistema por forma a fomentar a capacidade empreendedora.

Destinatários

  • Estudantes do 2º ciclo (Mestrado) que pretendam realizar formação adicional ou inscrever-se em unidades curriculares de lista aberta se o plano de estudos o permitir (sem custos adicionais associados).
  • Outros interessados em realizar unidades curriculares isoladas (sujeito a candidatura e a pagamento).

Objetivos

Esta unidade curricular (u.c.) visa apresentar aos/às estudantes a possibilidade de empreenderem como carreira alternativa, destacando a importância de uma atitude empreendedora e inovadora. A u.c. dotará os/as estudantes de competências técnicas, sociais e comportamentais para a criação de um negócio inovador.

Após a conclusão, os/as estudantes deverão ser capazes de:

(1) desenvolver um mindset empreendedor e soft skills para implementar um projeto;

(2) exercitar a criatividade para resolver problemas;

(3) transformar desafios em oportunidades de negócio;

(4) realizar estudos de mercado e desenvolver propostas de valor diferenciadas;

(5) criar e analisar modelos de negócio;

(6) criar posicionamentos estratégicos diferenciados;

(7) avaliar, gerir e mitigar riscos associados a ideias de negócio;

(8) realizar análises financeiras preliminares;

(9) distinguir diferentes formas de Propriedade Intelectual e formas de financiamento;

(10) comunicar uma ideia de negócio;

(11) planear e executar os primeiros passos para a criação de uma start-up.

Conteúdos Programáticos

1 Introdução ao Empreendedorismo e Inovação

1.1 Empreendedorismo

1.2 Inovação

1.3 Empreendedorismo e Inovação: Cruzamentos e Conexões

1.4 A mentalidade de um empreendedor de sucesso

1.5 Transformando Ideias em Negócios: um processo

2 Processos e Técnicas de Criatividade

2.1 O conceito de criatividade e a sua importância na resolução de problemas e na inovação

2.2 O processo criativo

2.3 Técnicas de criatividade

2.4 Design Thinking

3 Da ideia de negócio às propostas de negócios

3.1 Descobrir os Jobs To Be Done, problemas e necessidades

3.2 Canvas da Proposta de Valor

3.3 Outras ferramentas de design de propostas de valor

3.4 Análise, pesquisa e testes de mercado

4 Desenvolver Modelos de Negócio Inovadores

4.1 Modelos de Negócio: o que são (e porquê começar com eles)?

4.2 Como criar e analisar Modelos de Negócios?

4.3 Plano de Negócios: Visão Geral e Estrutura

5 Testar e Validar um Modelo de Negócio Inovador

5.1 A importância de realizar testes e validações de modelos de negócios

5.2 O processo BML para testar e validar modelos de negócios

5.3 Os testes e técnicas de validação mais comuns

5.4 Planear e implementar testes para validar o Modelo de Negócio

6 Comunicar uma Ideia de Negócio

6.1 Compreender a Comunicação

6.2 Estruturar o Pitch

7 Lançar e escalar uma start-up

7.1 Dicas práticas antes de começar

7.2 Apoio ao empreendedorismo e ecossistema

7.3 Escolha da Estrutura Jurídica Empresarial

7.4 Desenvolvimento da Estratégia

7.5 Investimento e Financiamento Empresarial

7.6 Análise Económica e Financeira

7.7 Análise de Risco

7.8 Plano de Negócios

7.9 Propriedade Intelectual

7.10 Gestão de Projetos

7.11 Validação do Crescimento e Scale-Up

Metodologia

A unidade curricular, realizada em modalidade b-learning, combina uma componente assíncrona e aulas presenciais com uma abordagem prática focada no desenvolvimento inicial de um projeto empreendedor. O/a docente guiará a aprendizagem e o desenvolvimento do projeto pelos/pelas estudantes, utilizando como apoio conteúdos online assíncronos, disponibilizados num ambiente digital que permite uma aprendizagem flexível, além de outros materiais que considere pertinentes. Será promovido o uso da criatividade, da reflexão e discussão entre os/as estudantes dos projetos, e serão convidados/as oradores/as para partilhar as suas experiências e inspirar os/as estudantes.

A metodologia de ensino desenvolvida promove nos/nas estudantes um espírito de iniciativa e desperta o gosto pelo empreendedorismo e inovação. Assim, esta combina uma componente online assíncrona com uma componente presencial. Na componente assíncrona, os/as estudantes, de modo flexível no tempo e espaço, apropriam-se dos conteúdos teóricos; nas aulas presenciais, além do reforço dos conceitos chave, será promovida a discussão do desenvolvimento das ideias de negócios. A orientação, acompanhamento e feedback do docente será essencial, mas também a partilha entre os/as estudantes permitirá o aprofundamento dos conhecimentos. Assim, privilegia-se a participação ativa dos/das estudantes no projeto de grupo e na apresentação oral desse projeto ao longo do semestre para criar as competências necessárias à defesa de ideias de negócio. As palestras proferidas por oradores/as (empreendedores/as) convidados/as têm por objetivo funcionar como incentivo para despertar o espírito empreendedor dos/das estudantes.

Avaliação

Mini Testes: 20%

Projeto: 70%  

Outras: 10% (participação ativa nas aulas presenciais)

Bibliografia

  • Bessant, J. and Tidd, J. (2015), Innovation and entrepreneurship, 3rd ed. John Wiley and Sons.
  • Osterwalder, A. Pigneur, Y. (2010), Business Model Generation: A Handbook For Visionaries, Game Changers, And Challengers, 1st ed. John Wiley & Sons, Inc.
  • Osterwalder, A. Pigneur, Y. Bernarda, G. Smith, A. (2014), Value Proposition Design: How to Create Products and Services Customers Want, John Wiley & Sons, Inc.
  • Byers, T. H., Dorf, R.C. and Nelson, A. (2018), Technology Ventures: From Idea to Enterprise, 5th ed., McGraw-Hill Higher Education.
  • Keeley, L., Walters, H., Pikkel, R., and Quinn, B. (2013), Ten Types of Innovation: The Discipline of Building Breakthroughs, 1st ed. John Wiley & Sons, Inc.
  • Kleon, A. (2012), Steal Like an Artist: 10 Things Nobody Told You About Being Creative, 1st ed. Workman Publishing Company.
  • Maurya, A. (2012), Running Lean: Iterate from Plan A to a Plan That Works, 1st ed. O’Reilly Media.
  • Ries, ERIC: “The Lean Startup” Penguin Books, Oct 2011.

Docentes

Gabriela Fernandes
Coordenadora

Pró-Reitora com o pelouro de Empreendedorismo e Promoção de Projetos Institucionais. É Licenciada em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade do Minho. Mestre em Engenharia Industrial com especialização em Avaliação e Gestão de Projetos e da Inovação pela mesma Universidade e Doutorada em Gestão de Projetos pela Universidade de Southampton.

Professora Auxiliar do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra desde 2019. Iniciou a sua atividade acadêmica em 2010 na Universidade do Minho. Os seus interesses de investigação são em Gestão de Projetos Organizacionais e Gestão da Inovação, particularmente no contexto de Colaborações Universidade-Indústria. É (co)autora de mais de 100 artigos científicos, incluído a edição do livro: "Managing Collaborative R&D Projects: Leveraging Open Innovation Knowledge-Flows for Co-Creation".

Tem 10 anos de experiência profissional, exercendo funções de Diretora Executiva de empresas nos setores de atividade industrial e de informação e telecomunicações. Como consultora, coordenou a implementação de sistemas de gestão de projetos, bem como de estruturas de Project management Office. Foi ainda Promotora da Spin-off académica PMInnovation e Diretora do PMI Portugal Chapter.

Diogo Bhovan

Diogo Bhovan é empreendedor desde a adolescência. Começou por criar websites e aplicações para pequenos projectos, associações e empresas. Tendo colaborado com o Instituto Pedro Nunes, onde teve o seu primeiro contacto com o mundo das startups. Aos 15 anos, liderou uma ONG com projetos de impacto social no Gana, Guiné-Bissau, Haiti e Portugal.

Licenciou-se em Engenharia Informática na Universidade de Coimbra. Pertenceu à direcção da Sociedade de Debates da UC, tendo sido o impulsionador e organizador dos primeiros Encontros Nacionais de Debate Competitivo em Portugal.

Aos 19, co-fundou a sua primeira empresa na área da tecnologia e, aos 24, a segunda – um estúdio dedicado à criação e desenvolvimento de startups e projetos de inovação. Desde então, já esteve envolvido na criação de mais 5 empresas.

Foi organizador, mentor e júri em vários concursos de empreendedorismo e programas de aceleração, e o principal mentor na Acredita Portugal – um dos maiores concursos de empreendedorismo do mundo. No total, já apoiou de forma direta mais de 1500 empreendedores.

Em 2022, decidiu deixar o cargo de CEO da sua Startup Studio e vendeu a sua participação na empresa. Aceitou o desafio de ser Chief People Officer na Bloq.it, que foi considerada uma das Startups de crescimento mais rápido no mundo e cujo produto começou por ser desenvolvido na Startup Studio de Diogo.

Atualmente, dedica-se à co-criação de novos negócios como empreendedor em série e ao ensino de empreendedorismo e inovação como palestrante em eventos e como Professor na Universidade de Coimbra. É ainda consultor, advisor e investidor em negócios inovadores, tendo a missão de os impulsionar para os próximos níveis.

Jorge Figueira

Jorge Figueira licenciou-se em Engenharia Química pela Universidade de Coimbra, pós-graduado em Ciências Empresariais pela UC.

Coordenador do Gabinete de Transferência de Tecnologia da Universidade de Coimbra de 2003 a 2019 (coordenador executivo do Ecossistema de Inovação regional, com responsabilidades na gestão do pipeline; catalisar e monitorizar o ecossistema; interface para questões de inovação e transferência de conhecimento; desenvolvimento comercial de resultados de I&D; gestão e licenciamento do portefólio de PI).

Envolvido em várias atividades e cargos no EITHealth e nos Innostars desde 2016, nomeadamente Membro do Supervisory Board do EITHealth e Chairman dos Innostars.

Desde 2019 coordena o gabinete de R&D International Networks da Universidade de Coimbra.

Jorge Pimenta

Diretor de Inovação do Instituto Pedro Nunes, coordena o Departamento para a Valorização do Conhecimento e Inovação (VCI) e o programa ESA Space Solutions Portugal, desde 2021. Coordena o apoio à criação de spin-offs, processos de propriedade industrial e comercialização de tecnologias. É responsável pelo programa de aceleração Ineo Start e outras iniciativas de estímulo ao empreendedorismo. Representante do IPN na parceria com o EIT Health Innostars e coordenador dos projetos e serviços desenvolvidos pelo IPN neste âmbito.

Membro do Board of Directors da EBN: European Business & Innovation Centre Network.

Nos últimos anos, foi responsável pelo suporte às empresas de base tecnológica instaladas na incubadora de empresas – IPN Incubadora, e aceleradora - TecBis. Participou em diversas negociações de financiamento através de instrumentos de Capital de Risco e na gestão projetos de I&D nacionais e comunitários, focando a sua atividade na internacionalização e inovação.

Leciona na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), como Professor Convidado. É licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra, pós-graduado em 6Sigma ao Nível de BlackBelt pelo IPL e em Design Thinking pela Tufts University. Mentor e formador certificado.