Universidade de Coimbra | www.uc.pt

link voltar a UC.PT Universidade de Coimbra
Imagem de identificação do subsite Imagem de apresentação do subsite
Imprimir Tamanho de Letra Normal Aumentar Tamanho da Letra Aumentar Tamanho da Letra

Conferências e Seminários realizados em 2008

Janeiro

  • A Professora Isabel Leiria (Universidade de Lisboa) orientou um seminário intitulado «Fenómenos verbais em L2: propriedades do léxico e selecção».
A sessão teve lugar no dia 11, pelas 13h30, na sala do CELGA, no âmbito do seminário de "Aquisição e Aprendizagem de L2 do Curso de 2º ciclo em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda".
Organização: Curso de 2º ciclo em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda, com o apoio do CELGA e do ILLP.

Março

Colóquio de Didáctica (dia 7)

10h00: Recepção – Sala de leitura do ILLP;

10h30: - Conferência Plenária (Sala 11, 6º piso) - José Augusto Cardoso Bernardes: «Cultura literária e formação de professores»;

14h30: Mesa-redonda (Sala 3, 3º piso) - Moderadora: Ana Cristina Macário Lopes

Cristina Mello: «Da biblioteca académica ao contexto pedagógico da leitura»;
Pires Laranjeira: «Apre(e)nder as literaturas africanas de língua portuguesa»;
Anabela Fernandes: «A expressão oral: o discurso dos alunos na aula de Português Língua Não Materna»;

16h 30m - Conferência Plenária (Sala 3, 3º piso) - António Mendoza Filola: «Enfoques y conceptos en la didáctica de la lengua y la literatura»

Organização: Instituto de Língua e Literatura Portuguesas (ILLP), com o apoio do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA) e do Centro de Literatura Portuguesa (CLP)

International Seminar on Creole Languages for Post-Graduates (dias 16 a 20)

Instead of just presenting papers, this seminar provided ample opportunity for scholars doing research on creole languages to exchange ideas and debate current issues in the field. Each session was dedicated to examining one aspect of creole linguistics, moderated by a participant who presented the main issues in this area and lead the discussion. The broad range of themes allowed participants to discuss the individual problems they were having in their research with colleagues with experience in different creoles who could share their expertise in various aspects of creole linguistics.

Abril

  • O Prof. Doutor Henrique Monteagudo Romero, da Faculdade de Filologia da Universidade de Santiago de Compostela, orientou, no dia 11, duas sessões de seminário sobre os temas seguintes:

10h00: «A invenção do monolinguismo: 'língua / nação / estado' na Europa contemporânea»;

11h30: «A emergência da consciência linguística na Galiza: de Martin Sarmiento (ca. 1750) a Alfonso Castelao (ca. 1950)». 

As sessões tiveram lugar na Sala Ferreira Lima da Faculdade de Letras e inseriram-se no Seminário de «História Social da Língua Portuguesa» do Curso de Terceiro Ciclo em «Língua Portuguesa: Investigação e Ensino».
   
  • Ao abrigo do projecto de cooperação FLUC/Universidade Eduardo Mondlane (Maputo) recentemente aprovado e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, e com o apoio do CELGA, do 2º ciclo em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda, do 3º ciclo em Língua Portuguesa: Investigação e Ensino e do 1º ciclo em Estudos Portugueses e Lusófonos, realizaram-se as seguintes conferências abertas:

«Diversidade Linguística e o Papel do Português em Moçambique», pelo Professor Gregório Firmino. A sessão teve lugar no dia 17, pelas 14h, na Sala Ferreira Lima;

«Mudança linguística em situação de contacto de línguas: a génese do Português de Moçambique», pela Professora Perpétua Gonçalves. A sessão decorreu no dia 18, pelas 14h, na Sala 9.

   
  • O Prof. Doutor António Resende de Oliveira, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, orientou, no dia 18, às 10h, uma sessão de seminário sobre o tema seguinte: «Da cultura senhorial à cultura portuguesa: séculos XII a XV».
A sessão teve lugar na Sala Ferreira Lima da Faculdade de Letras e inseriu-se no Seminário de «História Social da Língua Portuguesa».
   

Maio

  • A Mestre Helena Lemos, autora de manuais de Português como língua estrangeira, orientou, no dia 2, às 14h, na sala do CELGA, um seminário intitulado «Actividades didácticas para a aula de Português língua não materna», no âmbito do seminário de "Didáctica do Português como LE e LS II" do Curso de 2º ciclo em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda.
Organização: CELGA e Curso de Segundo Ciclo em «Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda» 
   
  • O Prof. Doutor Wim Vandenbussche, da Universidade Livre de Bruxelas, orientou no dia 16, às 10h, na Sala Ferreira Lima da Faculdade de Letras, uma sessão de seminário sobre o tema seguinte: «La standardisation linguistique dans la perspective de la sociolinguistique historique: théories et réalités, normes et usages, traditions et innovations».
Organização: CELGA e Curso de Terceiro Ciclo em «Língua Portuguesa: Investigação e Ensino» 
   
  • O Doutor João Saramago do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL) orientou, no dia 16, pelas 17 horas, na Sala Ferreira Lima da FLUC, uma sessão do seminário em "Variação Social e Regional do Português" do 3º ciclo em Língua Portuguesa: Investigação e Ensino, subordinado ao tema «A variedade dialectal dos Açores: alguns aspectos fonéticos e lexicais».
Organização: CELGA e Curso de Terceiro Ciclo em «Língua Portuguesa: Investigação e Ensino»
   
  • O Professor António Martins de Araújo (Professor Adjunto, aposentado, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Presidente eleito da Academia Brasileira de Filologia) proferiu uma conferência subordinada ao tema «Peculiaridades léxico-semânticas do Português do Brasil». A sessão teve lugar no dia 23, pelas 11h30, na Sala Ferreira Lima da Faculdade de Letras, e inseriu-se no Seminário de "História Social da Língua Portuguesa" do Curso de Terceiro Ciclo em «Língua Portuguesa: Investigação e Ensino».
Organização: CELGA, com o apoio do Curso de Terceiro Ciclo em «Língua Portuguesa: Investigação e Ensino».
   
  • O Prof. Umberto Ansaldo (U. of Amsterdam), co-editor de "Deconstructing Creole" (John Benjamins, 2007), orientou os seguintes seminários:
«Contact language formation, the roles of cultural identity, typology and simplification»: dia 26, 14h-17h, Sala de Seminários do Instituto de Estudos Jornalísticos, Colégio de São Jerónimo;
«Functional-typological approaches to language»: dia 27, 14h-16h, Sala de Seminários do Instituto de Estudos Norte-Americanos, FLUC (6º piso).
Organização: Programa ERASMUS, com o apoio do CELGA.

Novembro

  • O Prof. Doutor Armando Lopes, da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane (FLCS-UEM), Maputo, orientou os seguintes seminários na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC):
«Análise do Discurso»: dia 11, das 11h às 13h (sala 11, 6º piso);
«Política Linguística»: dia 12, das 14h às 16h (sala 9, 5º piso).
Organização: Coordenação do Curso de Mestrado em Português como Língua Segunda (FLUC e FLCS-UEM), com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Dezembro

  • A Professora Doutora Perpétua Gonçalves (Faculdade de Letras e Ciência Sociais da Universidade Eduardo Mondlane, Maputo) proferiu, no dia 12, pelas 14 horas, na sala do CELGA (7º piso da FLUC), uma conferência subordinada ao tema: "O desenvolvimento diacrónico das variedades não nativas de línguas coloniais: argumentos da aquisição do Português L2 por crianças". Organização: Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA) e Instituto de Língua e Literatura Portuguesas (ILLP).
© University of Coimbra · 2009
Portugal/WEST GMT · S:184
Símbolo de Acessibilidade à Web.Loja VirtualAviso LegalComentáriosContactosMapa do Sitevoltar ao topo
POS_C FEDER
QWeb Boas Praticas