Equipa

Tiago Verdelhos

Gestor do projeto e investigador doutorado em Biologia – especialidade de Ecologia pela Universidade de Coimbra. Desenvolve investigações na área da ecologia estuarina, essencialmente na avaliação dos impactos de origem natural e antrópica em comunidades bentónicas e populações de bivalves. Coordena e colabora em diversos projetos científicos em ecologia, alterações climáticas e qualidade do ecossistema, aquacultura, biotecnologia e inovação, assim como em comunicação de ciência, incluindo projetos financiados pela UE; projetos MAR2020; projetos GAL Pescas.

Patrícia Rita

Coordenadora técnica do projeto e investigadora, finalizou o doutoramento em Paleontologia pela Universidade Friedrich-Alexander Erlangen-Nurnberg, em 2019. A sua investigação científica tem-se focado na interpretação ecológica de comunidades marinhas fósseis do Jurássico, com especial ênfase em foraminíferos e cefalópodes, num contexto de alterações climáticas. É autora de várias publicações científicas em revistas internacionais e proferiu múltiplas palestras em eventos científicos internacionais.

Ana Cristina Rocha

Investigadora e técnica de laboratório, licenciada e doutorada em Ciências e Tecnologia do Ambiente pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. A sua área de investigação centra-se em ecossistemas costeiros, na sua contaminação pro diversos poluentes e nos efeitos toxicológicos de contaminantes em plantas estuarinas e em animais marinhos.

Sónia Seixas

Investigadora do MARE UC, licenciada em Biologia – Recursos Faunísticos e Ambiente (1988), pela Universidade de Lisboa, mestre em Estudos Marinhos e Costeiros (1995) pela Universidade do Algarve e doutorada em Biologia pela Universidade de Lisboa. É também professora na Universidade Aberta, e delegada nacional do grupo dos cefalópodes do ICES (International Council for Exploration The Sea). É avaliadora de projetos nacionais e internacionais, tendo publicado até à data dezenas de artigos científicos em revistas internacionais e em atas de conferencias internacionais.

Laboratório MAREFOZ

O Laboratório MAREFOZ é um laboratório do Mar e do Ambiente da Universidade de Coimbra, que tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável, científico, económico e social da região, através da transferência de resultados de I&D e da implementação do conceito de Economia Azul, explorando o potencial social e económico do mar.

A partir da Figueira da Foz, o Laboratório MAREFOZ procura aliar o trabalho de investigação da UC ao apoio às entidades publicas e privadas de desenvolvimento local e regional e ao tecido empresarial contribuindo para o desenvolvimento sustentável das regiões e de Portugal, em virtude do reconhecimento da importância social e do valor económico do mar.

O Laboratório MAREFOZ possui uma estrutura laboratorial bem apetrechada e destinada ao processamento de amostras, ensaios experimentais, análises biológicas e análises químicas, encontrando-se equipado com sistemas de alta tecnologia (e.g. análise de parâmetros físico-químicos; análise de nutrientes; cromatografia líquida e gasosa, análise de carbono orgânico total, espectrometria de massa de relação de isótopo). Apresenta, assim, as condições necessárias ao desenvolvimento de projetos experimentais e à monitorização da qualidade ambiental de ecossistemas estuarinos e costeiros.

A sua Equipa de Investigadores integra o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, que foi classificado de “Excelente” nas várias avaliações realizadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) nos últimos anos.

Vocacionado para a Economia Azul, o Laboratório MAREFOZ trabalha em rede com outros centros de investigação nacionais e internacionais em programas científicos inovadores, além de desenvolver projetos próprios, vários em parceria com empresas e instituições.