Tutoria Pré-Universitária
A quem se destina?
- Tutorandos/as: Jovens em escolaridade obrigatória (entre o 7.º e o 12.º ano) acolhidos/as por Instituições Sociais locais (casas de acolhimento, centros de acolhimento ou outras estruturas equivalentes) e/ou inseridos/as em Escolas TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária).
- Tutores/as: Estudantes de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento da Universidade de Coimbra, que demonstrem interesse em prestar apoio e acompanhamento ao estudo.
Objetivos
- Capacitar tutores, equilibrando a componente académica com a saúde mental;
- Apoiar e acompanhar o processo de estudo de jovens;
- Promover o sucesso académico e prevenção do abandono escolar;
- Favorecer o desenvolvimento integral dos/as estudantes.
- Incrementar as oportunidades e a motivação para o prosseguimento de estudos no Ensino Superior.
Brigadas Universitárias - Novidade 2025/2026!
Poderás fazer parte de uma Brigada Universitária, prestando tutoria grupal (em escolas), e em situações específicas, tutoria individual (em instituições sociais). Para isso:
-
Serás integrado/a numa pequena equipa de tutores/as que atuará em turmas ou grupos específicos;
-
Irás dinamizar momentos de apoio prático, com estratégias adaptadas à disciplina em causa (ex. quizzes, desafios, jogos, estudo orientado);
-
As Brigadas vão funcionar em articulação com as entidades, fora do horário letivo (hora de almoço/recreio/salas de estudo, etc.);
-
Terás espaço para criar, propor métodos diferentes e até explorar temáticas relacionadas com a(s) disciplina(s) em que estiveres envolvido/a.






