Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Concurso Nacional de Acesso

O concurso nacional de acesso, utilizado pela maioria dos estudantes que conclui o ensino secundário, é a forma de ingresso mais usual no ensino superior público. No concurso nacional de acesso, o candidato pode concorrer até seis pares instituição/curso, isto é, seis combinações diferentes de instituições e cursos, que indica por ordem de preferência.

Quem Pode Concorrer

Oferta Formativa da Universidade de Coimbra
Veja aqui os cursos que a Universidade de Coimbra disponibiliza para candidatura. Entrando nos detalhes do curso terá acesso ao plano de estudos para os diferentes anos letivos e, por exemplo, as saídas profissionais do mesmo.
[ 1º Ciclo - Licenciaturas»» ] [ 1º e 2º Ciclo - Mestrados Integrados»» ]
Fases e Calendário

  • O concurso nacional realiza-se no final do ano letivo e organiza-se em três fases, segundo o calendário anualmente aprovado.

  • A candidatura online é a forma mais prática, célere e segura de se concorrer ao ensino superior. Desta forma, o sistema efetua automaticamente um conjunto de validações que alertam no caso de não estar reunida alguma condição, que presencialmente não seria possível verificar instantaneamente.

Vagas

  • O número de vagas a abrir em cada curso em cada instituição de ensino superior é fixado anualmente e divulgado com o Guia de Candidatura.

  • As vagas fixadas são colocadas a concurso logo na 1.ª fase do mesmo. Em termos genéricos, nas restantes fases existem as vagas que não foram utilizadas por candidatos colocados e matriculados na(s) fase(s) anterior(es).

  • Apenas na 1.ª fase, existem contingentes especiais de vagas aos quais estão afetas determinadas percentagens de vagas. Caso não obtenha colocação por esta via, no processo de seriação, concorrerá ainda às vagas do contingente geral. Na 2.ª e 3.ª fases existe apenas um contingente único.

Provas de Ingresso

  • As provas de ingresso exigidas são divulgadas em momentos diversos:

    • Guia das Provas de Ingresso, disponibilizado aquando do prazo de inscrição para a 1.ª fase de exames nacionais, no qual constam as provas exigidas para o concurso desse ano, tendo por base os cursos que abriram no ano anterior;
    • Guia da Candidatura, disponibilizado aquando do prazo de candidatura, contendo as provas exigidas para todos os pares instituição/curso que abrem vagas no concurso desse ano.
  • Atualmente, a concretização das provas de ingresso é feita através de exames nacionais do ensino secundário. Desta forma, para concretizar determinada prova de ingresso, deve realizar o correspondente exame nacional. Consulte aqui qual o exame que deve realizar para concretizar uma prova de ingresso.

Índice de Cursos

A consulta desta página não dispensa a consulta de informação da Direção-Geral do Ensino Superior