Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO
VERSÃO BETA

Apresentação

A Secção de Filosofia do Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação abrange os docentes deste Departamento que desenvolvem as suas atividades no âmbito dos três ciclos de Estudo ligados à área da Filosofia.

Atualmente, o Departamento é responsável pelos cursos de 1º, 2º e 3º Ciclos em Filosofia.

O 1º Ciclo, conferente do grau de Licenciatura, tem três anos de duração. Este Curso, na sua oferta formativa, conjuga unidades curriculares de formação temática com a formação no âmbito da História da Filosofia, pondo ainda à disposição dos estudantes a possibilidade de escolherem opções que enriqueçam a sua formação e ainda, a partir do seu segundo ano, seminários nos quais se deverão desenvolver competências específicas no âmbito do trabalho filosófico aprofundado.

Os docentes da Secção de Filosofia colaboram ativamente na lecionação de três cursos de 2º ciclo.

O 2º Ciclo, conferente do grau de Mestrado, (Mestrado em Filosofia) é composto por dois anos de formação, dos quais o primeiro ano consiste exclusivamente em unidades curriculares lecionadas em regime de seminário e o segundo na redação de uma dissertação sob orientação.

Embora o Curso de 2º Ciclo em Ensino da Filosofia não pertença formalmente ao Departamento e, portanto, à Secção de Filosofia, dependendo antes de uma estrutura central da Faculdade, a Secção possui um papel fundamental no seu desenvolvimento e implementação, suportando-o com os seus docentes e dando-lhe o imprescindível enquadramento científico.

O curso de Mestrado Erasmus Mundus tem sido oferecido nos últimos anos em parceria com outras Universidades Europeias num sistema de intercâmbio próprio de docentes e estudantes. É frequentado por alunos de diversas origens geográficas, consolidando e enriquecendo a rede de contatos internacionais da Secção.

O 3º Ciclo, conferente do grau de Doutoramento, consiste na redação de uma tese de Doutoramento, entendida como trabalho original e conclusivo de estudos avançados, sob orientação de um professor da Secção de Filosofia, nas áreas de especialização reconhecidas.

Os docentes da Secção de Filosofia desenvolvem as suas atividades de investigação científica em diversos centros da Universidade de Coimbra, o que é um estímulo para os estudantes de 3º Ciclo interessados em cruzamentos interdisciplinares, sem prejuízo do aprofundamento de temas especializados.