Imprensa da Universidade

Intervenção em rede: serviço social, sistémica e redes de suporte social *

Autora: Sónia Guadalupe
Língua: Português
ISBN: 978-972-8074-04-3
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Abril 2009/ Reimpressão novembro 2010
Preço: 8,40 euros
Dimensões: 240 mm x 170 mm
N.º Páginas: 142

Sinopse:

A intervenção em rede constitui uma das metodologias centrais na intervenção social contemporânea. Os matizes que se cruzam na intervenção em rede e os desafios que coloca, exigem que os interventores sociais compreendam e desenvolvam o seu agir profissional no domínio da complexidade. Este é um livro pensado especificamente para assistentes sociais, atendendo aos desafios que estes profissionais enfrentam face aos problemas sociais existentes e emergentes e à necessidade de (re)pensar e recriar criativamente a sua ação, ainda que o domínio de interesse se alargue a um campo multidisciplinar.

O livro aborda a relação do Serviço Social com a Sistémica, perspetiva que enquadra epistemologicamente os conteúdos nele desenvolvidos, permitindo situar o conceito de rede social, equacionar a avaliação do suporte social, os modelos de intervenção em rede e o posicionamento profissional na intervenção comunitária.

A problematização e a operacionalização do diagnóstico das redes de suporte social são centrais para uma intervenção em rede que faça sentido num conjunto de boas práticas e seja consequente. Sabendo que a intervenção em rede é amplamente apoiada pela investigação e reclamada pelas políticas sociais de nova geração, o livro pretende constituir-se como fonte de (in)formação para que os (futuros) interventores sociais sejam capazes de equacioná-las, capacitando-os na sua operacionalização, através do acesso a instrumentos de diagnóstico e planificação da sua ação.

Índice e Introdução - PDF

carrinho3