Nesta página
Publicar
Conheça as normas e os procedimentos para a apresentação de propostas.
Normas
Introdução
Estas instruções foram escritas com a finalidade de o ajudar a preparar o seu trabalho para a Imprensa da Universidade de Coimbra. O seu objetivo é assegurar que o livro publicado terá o aspeto gráfico pretendido pela IUC e possa passar pelas fases de pré-impressão e impressão de forma rápida e eficiente.
A editora estima um prazo médio entre 8 e 12 meses para a publicação da obra desde a data de entrega do documento (versão definitiva). Este prazo pode variar em função da programação anual da editora.
Normas Completas
Entrega dos documentos
Normas para as referências bibliográficas
A bibliografia deverá ser guardada num ficheiro separado no seu disco.
Quando o mesmo autor é citado mais do que uma vez nas referências bibliográficas, em vez do nome deve figurar «—.»
As referências e as citações bibliográficas devem ser elaboradas de acordo com uma das seguintes normas:
NORMA NP 405
NORMAS DA APA (AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION)
Revisão de provas
Código dos Direitos de Autor
Para consultar o Código dos Direitos de Autor clique aqui.
Procedimento
A apresentação da proposta
1. Apresentar
Todas as propostas deverão ser apresentadas por escrito à Direção da Imprensa (imprensa@uc.pt) e deverão conter uma fundamentação e uma apresentação detalhadas do projeto editorial, indicações claras sobre a sua extensão (em número aproximado de caracteres) e sobre as suas características (imagens, gráficos, tabelas, etc.), uma avaliação prévia do número de potenciais interessados na aquisição do livro e, por fim, uma explicitação do possível financiamento, interno (p.ex. via centros de investigação) ou externo à UC.
Deverá ainda ser tornado claro o prazo limite para entrega na IUC, caso a proposta seja aprovada, da versão final e integral do trabalho (versão digital e versão impressa);
2. Submeter
A proposta é acompanhada pela entrega da versão integral do texto (conforme as normas de publicação da IUC) e da FEO (ficha de entrega de originais). A Imprensa não procederá à devolução das versões impressas das propostas que recebe.
A submissão digital da versão final deverá ser realizada através do Sistema de Gestão de Monografias, dentro do prazo estabelecido.
O desrespeitar deste prazo acarretará a suspensão do projeto.
—
Caso deseje submeter um artigo, a sua aceitação ficará a cargo da direção da revista a que é submetido, devendo sempre a versão final ser submetida atráves do Sistema de Gestão de Revistas:
3. Autoria e Autorização
4. Reunião
Durante a reunião, o autor-proponente será informado das séries e coleções publicadas pela IUC e acordará desde logo com a Direção da Imprensa em qual dessas linhas editoriais será integrada a sua obra, em caso de a respetiva publicação vir a ser aprovada. Essa escolha implicará a aceitação do modelo de capa e do tipo de mancha gráfica correspondentes à série ou coleção eleita como a mais adequada para a edição do trabalho.
5. Revisão por Pares
Todas as obras terão que ser aprovadas pelo Conselho Editorial e, posteriormente, sujeitas a uma rigorosa arbitragem científica (externa), pelo que se recomenda aos proponentes que acautelem à partida a qualidade, originalidade e atualidade das sugestões editoriais apresentadas.
6. Prioridade
O Conselho Editorial da IUC dará prioridade à publicação de manuais de ensino universitário e providenciará no sentido de o catálogo da IUC ir apresentando, pouco a pouco, uma maior equilíbrio na representação das diversas áreas científicas.
Nesse sentido, as áreas atualmente mais carenciadas serão objeto de uma maior atenção.
7. Dissertações / atas
Não serão publicadas dissertações de doutoramento (que ficam disponíveis em versão digital no repositório institucional Estudo Geral) e de atas de colóquios muito especializados.
8. Aprovação
Aprovada a publicação do livro em causa, o proponente será informado da decisão e – concretizados os eventuais ajustamentos a que o processo de arbitragem obrigar – é celebrado o “contrato de edição”, passará a acompanhar o processo de publicação. Caber-lhe-á, designadamente, assegurar a revisão integral das primeiras provas, competindo à IUC proceder às revisões subsequentes. Nos casos que entender necessários, a IUC poderá, contudo, solicitar ao autor a revisão de segundas ou de terceiras provas.
9. Alterações
Caso, durante o processo mencionado nos pontos anteriores, o autor-proponente pretenda alterar, integral ou parcialmente, o conteúdo da obra que apresentou para publicação, tal será considerado pela IUC como uma interrupção do processo, que assim regressará ao seu ponto inicial tal como se de uma nova proposta de publicação se tratasse.
A IUC reservar-se o direito de exigir o reembolso das despesas entretanto ocasionadas pela produção da obra (designadamente o trabalho de paginação).
10. Índices
Os índices remissivos dos livros publicados pela IUC são da autoria dos autores das obras. Para o efeito, a IUC disponibilizará aos autores o PDF da versão final da paginação, de modo a estes poderem proceder à identificação das páginas correspondentes a cada uma das entradas que selecionaram.
11. Imagens
12. Prazo
A IUC estima, para a produção final da generalidade das obras de que é editora, um prazo entre oito e doze meses, contado a partir do momento em que é aprovada a publicação do livro, na sua versão definitiva.
13. Acesso Aberto
Todas as publicações editadas pela IUC serão disponibilizadas em Acesso Aberto (ao abrigo da Licença Creative Commons CC-BY-NC-ND).