Imprensa da Universidade

The practice of mathematics in Portugal

Coordenadores: Luís Saraiva; Henrique Leitão
Língua: Inglês
ISBN: 972-8704-38-0
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Dezembro 2004
Preço: 10,00 €
Dimensões: 210 mm x 158 mm
N.º Páginas: 759

Sinopse:

Nas últimas décadas têm-se desenvolvido muito consideravelmente os estudos em História das Ciências. Este desenvolvimento tem sido traduzido não somente pelo aumento do número de personalidades e assuntos estudados, mas essencialmente pela utilização de técnicas historiográficas mais sofisticadas e completas. Em Portugal, contudo, não se fez ainda sentir muito o impacto desta modificação qualitativa na historiografia científica. Tem havido e continua a haver casos isolados de investigadores que apresentam trabalho de boa qualidade, mas regra geral (com a importante exceção da História da Navegação), a historiografia científica portuguesa continua sob a influência de atitudes características dos princípios do século XX. Como resultado deste panorama, a história científica de Portugal (e em particular a da Matemática) ainda não é bem conhecida. Isto é ainda mais preocupante se pensarmos que o trabalho de investigadores estrangeiros que se têm ocupado de temas relativos a essa história é regra geral desconhecido em Portugal. O Encontro de Óbidos apareceu precisamente como consequência desta situação: o objetivo dos seus organizadores foi reunir um conjunto de bem conhecidos investigadores estrangeiros e portugueses, de modo a que o trabalho recente em História da Matemática que de algum modo tocasse em temas portugueses pudesse ser exposto e debatido. Espera-se que a publicação das suas Atas seja um instrumento importante na necessária revitalização dos estudos sobre História da Matemática em Portugal.

carrinho3