"A Ciência sempre a rolar" com Camões
A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra acolheu, no dia 11 de Junho de 2025, a sessão final do projeto "A Ciência sempre a Rol@r", dando a conhecer os segredos da tinta ferrogálica que era usada nos manuscritos da época de Camões
A última atividade do projeto "A Ciência sempre a Rol@r", desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel em parceria com o Agrupamento de Escolas Coimbra Sul, e com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares, teve como cenário a Exposição CAMÕES 500, patente até 25 de Julho na Sala de São Pedro da BGUC.
Depois das palavras introdutórias de Helena Duque, Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, e da apresentação feita pelas Professoras Bibliotecárias Francisca Pessoa e Maria do Céu Gomes, a sessão contou com uma breve intervenção de Filipa Araújo, co-curadora da Exposição, que leu as estâncias do Canto V d' Os Lusíadas alusivas à utilização do astrolábio náutico pelos "rudos marinheiros". Estabelecendo um diálogo com as fontes contemporâneas que explicam essa prática, foi destacada a relevância de um manuscrito da BGUC (Ms. 440) datado de 1593, com o título “Livro de lembranças dos planetas repartidos em quatro tratados”. Terá sido redigido por um religioso ligado à Ordem dos Eremitas de S. Paulo, com 142 folhas de papel e encadernação em pergaminho. A obra divide-se em quatro partes, sendo a primeira sobre a Lua, a segunda dedicada ao Sol, a terceira consagrada aos cinco planetas e a quarta constituída por “cousas differentes e curiosas”, com textos em latim e em português. O manuscrito ricamente ilustrado inclui a transcrição de uma "tabuada que ensina em quantos graos anda o Sol cada dia", bem como as "regras que ensinam a tirar a altura do Sol e sua declinação pelo quadrante ou astrolábio".
De seguida, os alunos acompanharam a demonstração do processo produtivo de uma versão moderna da tinta ferrogálica, inspirada numa receita original de 1610 e atualizada pela experiência das professoras Maria João Marta e Maria Rosa Santos.
Esta iniciativa de divulgação e comunicação de ciência envolveu a participação online de turmas dos dois agrupamentos promotores e com o envolvimento de outras escolas de Coimbra, bem como de escolas convidadas de diferentes pontos do país e de Timor.
Vídeo da sessão
No âmbito deste projeto, Luís Costa, Maria Dinis e Tomás Costa (alunos da Escola Rainha Santa Isabel) realizaram um vídeo sobre a Exposição, com a supervisão da Professora de TIC, Cidália Baptista, e da Professora Bibliotecária Francisca Pessoa.