O portal "Camões Lab - Uma Máquina do Mundo", dedicado à obra e ao universo literário do Poeta, vai ser apresentado no dia 23 de março.

Desenvolvido no âmbito do programa de atividades das Comemorações dos 500 anos do nascimento de Camões na Universidade de Coimbra, este projeto foi criado com o objetivo de produzir uma base de dados e um centro de recursos focados na edição digital da obra de Camões e na sua receção coletiva. Espera-se que venha a ser um portal de referência mundial, quer para o conhecimento da obra do Poeta, quer para a promoção dos estudos camonianos. Dirige-se a estudantes, docentes de vários níveis de ensino, investigadores e ao público em geral. A infraestrutura a desenvolver será modular e flexível, permitindo a sua expansão e desenvolvimento futuros. A Universidade de Coimbra vai garantir a sua manutenção e longevidade, seja ao nível da interoperabilidade dos formatos de ficheiro e standards adotados, seja ao nível de um plano de gestão de dados e preservação de todos os materiais produzidos.

Esta iniciativa faz parte do plano de atividades das Comemorações nacionais do V Centenário do nascimento de Camões e conta com o apoio da Estrutura de Missão.

A sessão de apresentação terá lugar no dia 23 de março de 2026, às 15h30, na Sala de S. Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

PROGRAMA DA SESSÃO


A sessão conta com as intervenções de:

Delfim Leão

Vice-Reitor da Universidade de Coimbra para a Cultura, Comunicação e Ciência Aberta

Manuel Portela

Diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra

José Augusto Cardoso Bernardes

Comissário-geral das Comemorações dos 500 anos de Camões

Margarida Balseiro Lopes

Ministra da Cultura, Juventude e Desporto

Amílcar Falcão

Reitor da Universidade de Coimbra