A oitava sessão do ciclo de debates «Camões. Aqui e Agora» vai reunir José Camões e Amparo Carvas numa conversa moderada por Carlota Simões.
Sob a égide do sugestivo tema «Camões e as Artes», o próximo debate do ciclo «Camões. Aqui e Agora», promovido pela Comissão Organizadora das Comemorações dos 500 Anos do Nascimento de Camões na Universidade de Coimbra, vai ter lugar no dia 25 de março de 2026, quarta-feira, pelas 18h00, na Sala de São Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC). José Camões e Amparo Carvas vão apresentar as suas perspetivas de investigação, num diálogo moderado por Carlota Simões.
"bastava amor somente". Elegendo como mote este verso do Poeta, José Camões propõe uma reflexão sobre o Teatro de Camões, mostrando como se integra singularmente na restante produção dramática do século XVI. O cunho paródico do topos do amor literário é, talvez, a característica que mais ressalta numa leitura imediata das peças. Mais sério é o tratamento que o teatro dos séculos XIX e XX dá ao tema na (re)criação da figura de Camões quando o celebra como mito nacional.
Partindo da sua investigação na área das ciências musicais e dando continuidade ao diálogo interartes que a produção camoniana tem inspirado ao longo dos tempos, Amparo Carvas vai dar a conhecer diferentes exemplos da receção dos textos camonianos através da música, discutindo algumas adaptações propostas por artistas e compositores.
A iniciativa destina-se a docentes do Ensino Básico e do Ensino Secundário, bem como ao público académico e indiferenciado. Esta série inclui 10 sessões, com periodicidade bimensal, entre janeiro de 2025 e junho de 2026. Cada debate (com duração máxima de 100 min.) vai explorar um determinado tema, com a intervenção de dois/duas oradores/as, que irão dispor de 20 a 30 min para apresentar a sua proposta de abordagem ao tópico definido.
A entrada é gratuita, mediante inscrição. A reserva prévia de lugar é obrigatória, preenchendo o formulário disponível aqui. Se preferir, contacte-nos através do e-mail 500anoscamoes@uc.pt
JOSÉ CAMÕES
Investigador do Centro de Estudos de Teatro da FLUL, onde desenvolve investigação sobre a História do Teatro em Portugal e ferramentas digitais para esta área de estudo. Centra a sua pesquisa nos séculos XVI-XIX, assegurando a direcção de vários projectos, destacando-se a edição integral do Teatro de Autores Portugueses (Séculos XVI e XVII), História do Teatro em Portugal (Documentos e Cronologias), Teatro Proibido e Censurado (Séculos XVIII e XIX), Entremezes Ibéricos: catálogo, edição e estudo.
Colabora com Companhias de Teatro na análise dramatúrgica (Filodemo, de Luís de Camões, Teatro da Cornucópia; Breve Sumário da História de Deus, de Gil Vicente, Teatro Nacional de São João; Pranto de Maria Parda, de Gil Vicente, Teatro Nacional de D. Maria II, entre outros).
Para além de editor do teatro clássico português, publicou a Poesia de Sá de Miranda, acrescentando diversos testemunhos inéditos (INCM, 2022). Prepara a edição do Teatro de Luís de Camões.
AMPARO CARVAS
Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação (Instituto Politécnico de Coimbra), é doutorada em Ciências Musicais (2003) pela Universidade de Coimbra, com a tese “Da Música na Universidade de Coimbra (1537-2002)”. Investigadora Integrada do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos (UC), no âmbito do qual coordena a equipa do Grupo de Investigação "Hermenêutica musicológica de Camões".
De 1985 à atualidade, tem desenvolvido o seu trabalho como docente, investigadora, conferencista, arguente, orientadora, desempenhando diferentes funções colegiais/estatutárias. Integra a comissão editorial de várias revistas científicas (InstrumentUm; ArtCiencia, Vórtex) e tem colaborado na organização de inúmeros eventos (nacionais e internacionais). Publicou cerca de duas centenas de títulos, incluindo livros, capítulos de livros, artigos em revistas científicas (nacionais e internacionais), artigos em enciclopédias da especialidade, atas/anais de congressos, livros de resumos e outros. Entre as suas publicações, destaca-se a monografia Da Música na Universidade de Coimbra (1537-2007). Das Artes Liberais aos Estudos Artísticos (Coimbra, CIEC, 2015).