Para assinalar o encerramento da Exposição, terá lugar uma sessão com a intervenção de Rui Torres e dos Curadores da iniciativa, além dos Membros da Comissão Organizadora das Comemorações dos 500 anos do Nascimento de Luís de Camões na Universidade de Coimbra

Patente na Sala de São Pedro desde 9 de Janeiro de 2025, a Exposição "CAMÕES 500", com curadoria de Paulo Silva Pereira e Filipa Araújo, vai encerrar no dia 25 de Julho. Para assinalar o fim deste percurso, será realizada uma sessão no próximo dia 24 de julho, quinta-feira, às 18h, com a apresentação do projeto «Diálogos entre Camões e Dinamene», de Rui Torres.

A obra parte do soneto «Alma minha gentil, que te partiste», de Luís de Camões, e estabelece um diálogo com uma versão alternativa de Manuel Portela, narrada do ponto de vista da alma ausente. Através de um sistema de variações combinatórias, o projeto permitiu gerar múltiplas versões únicas do poema, oferecendo uma leitura expandida, interativa e participativa da lírica camoniana.

O projeto inclui a publicação de um livro com 500 sonetos selecionados por estudantes do ensino secundário, que será apresentado nesta sessão, promovendo a apropriação criativa e colaborativa da obra de Camões.


A sessão contará com a presença de Rui Torres e dos membros da Comissão Organizadora das Comemorações dos 500 anos do Nascimento de Luís de Camões na Universidade de Coimbra, constituída por Delfim Leão, Carlota Simões, Manuel Portela, Paulo Silva Pereira e Filipa Araújo.