Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Espólio de Carolina Michaëlis de Vasconcelos e Joaquim de Vasconcelos

Em tratamento


A BGUC possui grande parte do espólio documental que pertenceu à Professora Doutora Carolina Michaëlis de Vasconcelos (1851-1925).

O espólio foi adquirido, juntamente com a Biblioteca de Carolina Michaëlis e Joaquim de Vasconcelos, cerca de 1945, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. A parte pessoal do arquivo ficou à guarda da Biblioteca Geral, transferido da Faculdade de Letras para a BGUC em Fevereiro de 1975. A sua biblioteca encontra-se na Faculdade, estando em preparação um catálogo para publicar em 2010.

Este espólio é constituído por manuscritos da autora (estudos e apontamentos literários e linguísticos, de história cultural, de pedagogia, entre outros). Inclui provas tipográficas, impressos e recortes de imprensa, com muitas anotações e correcções da autora. Integra também um importante núcleo de correspondência, recebida e enviada e cartas de terceiros (ca. 1200 cartas).

Nos anos 90, o epistolário foi enriquecido com a aquisição de um conjunto de cartas de romanistas e com uma arguição manuscrita da Tese de doutoramento em Filologia Germânica de Ferrand Pimentel de Almeida (1885-1963).