Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Gabinete de Biblioteconomia - Jorge Peixoto

Disponível


Jorge Adalberto Peixoto, nasceu em Tortosendo, Covilhã, a 23 de Abril de 1920. Licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Encarregado da regência da cadeira de Bibliologia e Biblioteconomia do Curso de Bibliotecário-Arquivista da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, que leccionou de 1961 a 1975. Foi equiparado a Professor Auxiliar em 1973. Professor visitante do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de S. Paulo, onde leccionou, de 1975 a 1976, Organização e Administração de Bibliotecas, Catalogação, Referência, Programa de Quantificação em Biblioteconomia e Documentação, História de acervos bibliográficos luso-brasileiros e colaborou no Curso de pós-Graduação.

O seu fundo documental foi adquirido pela BGUC à viúva, D. Maria das Dores Peixoto, em 1977, sendo constituído por cerca de 15.000 volumes, destacando-se os núcleos de História e Técnica do Livro, Fontes bibliográficas e Técnica bibliográfica.

Parte deste espólio, correspondente às obras de biblioteconomia, encontra-se em sala própria, constituindo, conjuntamente com outras obras da mesma temática, um fundo de apoio ao Curso de Ciências Documentais da FLUC.