Ao percorrer esta exposição, os utilizadores da BGUC são convidados a observar as pontes estas duas distintas formas de contar histórias — a literária e a audiovisual — e a refletir sobre os desafios e as possibilidades inerentes à adaptação de obras literárias ao cinema ou à televisão.

Com o título «Mais vale ler o livro», foi publicado no passado mês de julho no jornal Público um artigo da autoria de Miguel Esteves Cardoso, onde o conhecido escritor e jornalista refletia sobre a dicotomia livro versus filme.

Observava que quando se vê um filme e depois se lê o livro que lhe deu origem se sofrem muitas desilusões e se cometem erros quanto à opção que se toma. A dado ponto dizia mesmo que: «O erro é pensar que o filme e o livro contam a mesma história. Não contam. Não é porque não querem. É porque não podem».

Efetivamente a leitura de um livro cria um ambiente de mistério e torna o «enredo» muito mais intenso. Na maioria das vezes, por mais que o filme seja interessante e bem produzido, o livro é claramente superior, ou porque desenvolve a história com mais profundidade, ou porque mostra o ponto de vista do narrador e orienta o leitor para outros níveis de análise e reflexão.

A presente exposição propõe assim uma análise sobre a relação entre literatura e o audiovisual, através da apresentação de obras de autores portugueses e estrangeiros que foram adaptadas ao cinema ou à televisão. A partir de textos literários reconhecidos, estas adaptações demonstram a capacidade da narrativa escrita de transcender o papel e ganhar nova forma através da linguagem cinematográfica.

Entre os autores nacionais representados, destacam-se Camilo Castelo Branco, com Amor de Perdição, Almeida Garrett, com Frei Luís de Sousa, Fernando Pessoa, com Livro do Desassossego, Lídia Jorge, com A Costa dos Murmúrios, Agustina-Bessa Luís, com Vale Abraão, José Cardoso Pires, com Balada da praia dos cães, Virgílio Ferreira, com Manhã submersa, obras que mantêm um lugar central no património literário português. Do panorama internacional, incluem-se títulos como O Código Da Vinci, de Dan Brown, O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald, ou A Pequena Sereia, baseada no conto de Hans Christian Andersen.

Ao percorrer esta exposição, os utilizadores da BGUC são convidados a observar as pontes entre estas duas distintas formas de contar histórias — a literária e a audiovisual — e a refletir sobre os desafios e as possibilidades inerentes à adaptação de obras literárias ao cinema ou à televisão.

Obras expostas

obras.pdf (74 kB)