Conferência proferida por Claudia Montuschi, Diretora do Departamento de Manuscritos da Biblioteca Apostolica Vaticana. Uma iniciativa integrada na 4.ª Escola de Verão de Paleografia, Diplomática e Sigilografia, promovida pelo Centro de História da Sociedade e da Cultura (CHSC) da Universidade de Coimbra.

A 4.ª Escola de Verão de Paleografia, Diplomática e Sigilografia, promovida pelo Centro de História da Sociedade e da Cultura (CHSC) da Universidade de Coimbra, arranca na próxima segunda-feira, 14 de julho de 2025, com uma conferência de entrada livre proferida por Claudia Montuschi.

«Um itinerário através dos manuscritos e títulos vaticanos: alguns exemplos que ilustram a história da Biblioteca» propõe um percurso ilustrativo através de alguns dos mais representativos documentos conservados naquele que é um dos mais importantes acervos documentais do mundo.

A sessão decorre na Sala de São Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, com o seguinte programa:

09h30 – Abertura oficial da Escola

10h00 – Conferência inaugural por Claudia Montuschi

11h00 – 11h30 – Pausa

11h30 – 12h30 – Exposição de documentação quinhentista, patente na Sala de São Pedro

A iniciativa insere-se no trabalho contínuo do CHSC na formação avançada em áreas fundamentais da investigação histórica, como a leitura e interpretação de fontes manuscritas. A coordenação científica da Escola está a cargo de Maria José Azevedo Santos, Saul António Gomes e Maria do Rosário Morujão, investigadores do CHSC e docentes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

A participação na conferência e na exposição documental é livre e aberta ao público interessado, não exigindo inscrição prévia.

O programa completo da 4.ª Escola de Verão de Paleografia, Diplomática e Sigilografia está disponível aqui.

Claudia Montuschi


Diretora do Departamento de Manuscritos da Biblioteca Apostólica Vaticana, Scriptor Latinus e membro do conselho de direção e de várias comissões da Biblioteca Apostólica (área de acesso, digitalização, informação bibliográfica, exposições, restauro e Comissão Científica de História da Biblioteca Apostólica Vaticana). Formada em Literatura Latina pela Universidade “La Sapienza” de Roma, com uma tese intitulada “Le indicazioni del tempo nelle Metamorfosi di Ovidio” (1995), tema que veio a desenvolver, estudando toda a obra ovidiana como objeto da sua tese de doutoramento em Filologia Grega e Latina, defendida na Universidade de Pisa, com o título “Le indicazioni del tempo nelle opere ovidiane (2002). Especializou-se em Paleografia Latina, Diplomática e Arquivística na Escola do Arquivo Apostólico Vaticano (2000). Realizou missões de investigação em Munique (1996-1997), vindo a redigir alguns dos verbetes (letra P) do Thesaurus linguae Latinae, editado pela Bayerische Akademie der Wissenschaften (Academia das Ciências da Baviera). Colaborou como revisora e como autora de algumas entradas da Enciclopedia Italiana Treccani (História da Arte Medieval, História da Ciência) e no “Dizionario Biografico degli Italiani”. Especialista em Literatura Latina, publicou, entre vários títulos, a monografia “Il tempo in Ovidio. Funzioni, meccanismi, strutture” (Firenze, L.S. Olschki, 2005). É responsável pelas secções de manuscritos latinos e iconografia, na Biblioteca Apostólica Vaticana, assim como pela coordenação dos projetos de catalogação e de descrição dos manuscritos para digitalização do projeto Digital Vatican Library. Colaborou na redação de catálogos de exposições e em publicações de manuscritos vaticanos (livros de horas, manuscritos do Palácio Apostólico, manuscritos litúrgicos e fragmentos em escrita beneventana). Foi responsável pela informação bibliográfica relativa aos fundos manuscritos da Biblioteca Vaticana, nos catálogos das exposições realizadas entre 1998 e 2015 (Cidade do Vaticano, 2017 (Estudos e textos, 510); assim como pelo terceiro volume da História da Biblioteca Apostólica Vaticana (“La Vaticana nel Seicento (1590-1700): una Biblioteca di biblioteche”, Cidade do Vaticano, 2014), obra em que também colabora como autora do capítulo de comentário ao fac-simile do Livro de Horas de Gregório XIII, Vat. lat. 3767 (Modena, ArtCodex, 2018). Colaborou no volume “The Process for the Digitization of Manuscripts in the Vatican Library” (Cidade do Vaticano, 2024), entre outros vários projetos respeitantes aos fundos manuscritos da Vaticana. É académica de Classe de Estudos Gregos e Latinos da Biblioteca Ambrosiana, membro da American Boccaccio Association, do Conselho Consultivo Internacional para a supervisão do Projeto MeMo. Memory of Montecassino, e da Sociedade Internacional de História da Iluminura (Società Internazionale di Storia della Miniatura).